Hospital Helvio Auto realiza treinamento em teste rápido de HIV para profissionais de saúde do interior de Alagoas

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Heha), por meio do Serviço de Assistência Especializada Dr. Marcelo Constant (SAE), realiza treinamento para profissionais em obstetrícia  do interior do Estado, sobre a implantação do  teste rápido para detecção de anticorpos anti-HIV. O treinamento teve início hoje (dia 04/12), das 8 às 12 horas, no auditório do SAE. A capacitação seguirá também no dia 18 de dezembro e terminará no dia 08 de janeiro, totalizando 12 horas-aula.

O treinamento tem como objetivo a implantação do protocolo de prevenção de transmissão vertical (da mãe para o filho) do vírus HIV em crianças e terá na primeira turma 15 enfermeiros do Centro Obstétrico do Hospital Dr. Rodolfo Rodrigues, de Santana de Ipanema. O hospital foi escolhido por atender a gestantes de  21 municípios do Sertão alagoano e realizar uma média de 300 partos mensais.

Os profissionais do Hospital Helvio Auto, referência no diagnóstico e tratamento de HIV em Alagoas, planejaram e desenvolveram todo o conteúdo e a didática da capacitação. A psicóloga do SAE, Karina Alessandra Vanderley falará sobre o aconselhamento diante do diagnóstico, a médica infectologista e coordenadora do SAE, Mardjane Lemos, explicará sobre critérios de biossegurança e epidemiologia e a enfermeira do SAE, Lygia Antas, ensinará toda a técnica utilizada no teste.

Após o treinamento, será aplicado no hospital de Santana do Ipanema o protocolo de prevenção vertical (da mãe para o filho) em gestantes em trabalho de parto e abortamentos, já que com o resultado do teste rápido pode-se evitar a transmissão do HIV das parturientes para seus bebês.

Psicóloga Karina Alessandra falou sobre técnicas de aconselhamento diante do diagnóstico

Psicóloga Karina Alessandra falou sobre o aconselhamento diante do diagnóstico

Enfermeira Lygia Antas ensina técnica adotada no teste rápido