SAE – Serviço de Assistência Especializada Dr. Marcelo Constant

Após diagnosticada a doença no hospital, em alguns casos o paciente é encaminhado ao Serviço de Assistência Especializada Dr. Marcelo Constant (SAE), serviço este oferecido pelo próprio Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Quem é atendido pelo SAE

No SAE, são atendidos mensalmente pacientes (crianças e adultos) com HIV/Aids, hepatites B e C e HTLV, que recebem tratamento especializado em diversas áreas da saúde. Pacientes acometidos por outras doenças infectocontagiosas também têm retorno para atendimento médico.
Para ser atendido, é preciso agendar a consulta com antecipação, pois o paciente passa mensalmente por uma avaliação médica, onde são solicitados diversos exames para analisar o nível de carga viral, CD4 e adesão ao tratamento antirretroviral.

Equipe Multiprofissional

O atendimento no SAE é feito por uma equipe multiprofissional composta por  médicos infectologistas, enfermeira, psicóloga, nutricionista, assistentes sociais, médicos ginecologistas e farmacêutica, técnicos de enfermagem e assistentes de administração. Com larga experiência na área da infectologia e excelente capacitação profissional e humana, os profissionais do SAE se dividem no atendimento a pacientes oriundos de Hemocentros do Estado, dos CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) dos municípios e das unidades de saúde de Alagoas e do próprio Hospital Helvio Auto.

Horário de Atendimento

O SAE distribui preservativos masculino e feminino para seus pacientes e os insere em grupos de apoio dentro do serviço. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelos telefones: (82) – 3315-3244. O SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.