Quem foi Helvio Auto

dr_helvio_auto
Dr. Helvio José de Farias Auto

O Homem

Seu nome de batismo é Helvio José de Farias Auto. Conhecido como Dr. Helvio Auto, era um médico que amava a profissão escolhida e soube fazer de seu trabalho uma fonte inesgotável de amor ao conhecimento em prol da medicina e de seus pacientes. Um homem à frente de seu tempo, como médico infectologista, Helvio Auto soube construir uma vida pautada na harmonia com todos que com ele trabalharam. Soube, também, buscar o conhecimento e transmiti-lo com maestria aos seus alunos e a quem estivesse perto dele. Por onde passou deixou marcas positivas, inúmeras lembranças, com grandes exemplos de que medicina se exerce não só com conhecimento mas também com amor e humildade. Isso ele fazia muito bem.

O Nascimento

Nascido em Maceió no dia 24 de Fevereiro de 1925, filho de Helvécio Auto Cruz Oliveira e Rosita de Farias Auto, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1949. Seu registro no Conselho Regional de Medicina era o de número 62. No início da carreira, atuou como médico sanitarista do Estado de Alagoas, foi médico do Escritório Técnico da Marinha, representante regional da Sociedade de Medicina Tropical Brasileira, representante regional da Sociedade Brasileira de Infectologia, além de ter sido médico da Junta Médica do Estado de Alagoas.

A Família

Casado com Maria do Carmo Casado Auto, teve seis filhos: Ângela Maria Casado Auto (médica); Antonio Carlos Casado Auto (engenheiro mecânico); Helvio José de Farias Auto Filho (médico); Flávio Eugênio Casado Auto (médico); Paulo César Casado Auto (engenheiro agrônomo) e Ana Rosa Casado Auto (odontóloga).

O Professor

Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias, título concedido pela Associação Médica Brasileira, Dr. Helvio também foi professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor emérito da antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas e médico do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (antigo Hospital de Doenças Tropicais – HDT), que hoje leva seu nome. Como professor universitário, Dr. Helvio Auto lecionou disciplinas ligadas à área médica em diversas instituições de nível superior.

O Chefe

O médico Helvio Auto foi chefe de Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia de Alagoas, chefe de Departamento de Biologia do CCBi (Ufal), chefe do Departamento de Medicina Interna da antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas e membro do Colegiado de Curso de Medicina (Ufal) e do Colegiado de Curso de Biologia (Ufal).

O Diretor

Dos cargos que ocupou como diretor, Dr. Hélvio Auto fez dessa função uma missão a ser seguida com zelo e dedicação, quando foi diretor do antigo Hospital de Doenças Infecciosas Constança de Góis Monteiro, depois HDT, hoje Hospital Helvio Auto.

Entre os muitos cargos que exerceu, foi representante regional da Sociedade de Medicina Tropical Brasileira e representante regional da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Os Cursos

Sua eterna busca pelo conhecimento nunca parava. Ministrou diversos cursos na área de Genética Humana; Doenças Infecciosas; Atualização para médicos em doenças infecciosas e parasitárias; Atualização sobre Meningites. Atualização em Doenças Transmissíveis, só para citar alguns.

O Escritor

O médico Helvio Auto também era um grande escritor. Das suas obras, como exemplos, ele escreveu sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias, Genética Humana e Genética Médica; Infecções, seu Diagnóstico e Tratamento; Antibióticos e Quimioterápicos; Hereditariedade e Infecção. Acidentes por Peixes Peçonhentos, além de ter registrado o diagnóstico do primeiro caso de Calazar em Alagoas.

Os Títulos

Em reconhecimento a uma vida dedicada à medicina e à sociedade alagoana, Dr. Helvio Auto recebeu inúmeras homenagens. Entre tantas muitas, a comenda Arthur Ramos, conferida pela Câmara Municipal de Maceió. Denominação “Dr. Helvio Auto” atribuída à Unidade de Saúde do Programa de Saúde da Família – PSF – da Praça Pingo D’água, em Maceió, Alagoas.

Denominação de “Professor Helvio Auto” dada à Biblioteca da Uncisal além do título de Sócio Honorário da Sociedade de Medicina de Alagoas pelos relevantes serviços prestados à medicina brasileira. As homenagens foram inúmeras.

Um hospital que leva seu nome

Um novo nome surgia para o antigo HDT. Como sugestão, o nome do médico Helvio Auto foi aclamado pela maioria para ser dado ao hospital onde dedicou boa parte de sua vida. Sugerido pelo médico infectologista e ex-diretor da unidade hospitalar Marcelo Constant, um Decreto do Poder Legislativo alagoano, sancionado pelo então governador Manoel Gomes de Barros em 18/12/1998, alterou a denominação de Hospital de Doenças Tropicais (HDT) para Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA). A mudança de nome ocorreu durante a gestão de Ângela Maria Casado Auto – sua filha – enquanto diretora do hospital.  Já aposentado, Dr. Helvio Auto faleceu em Maceió, aos 80 anos, no dia 13 de julho de 2005, deixando sua marca registrada como um profissional da área da saúde de grande referência em Alagoas, no Brasil e no mundo.