Nota Oficial da Direção sobre horário de atendimento

Referência em Alagoas no tratamento de doenças infecto-contagiosas e unidade hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) comunica que continua, por enquanto, atendendo os usuários do Sus 24h integralmente. Esclarece, ainda, que:

1) Em reunião com o Sindicato dos Médicos, recentemente, foi conversado sobre a possibilidade de o Pronto Atendimento do hospital só atender, após as 17 horas, pacientes de urgência nos casos de meningite, HIV/aids, tétano e dengue hemorrágica. Todos com encaminhamento por escrito, feito pelo médico de outras unidades de saúde;

2) Os demais casos de doenças infecto-contagiosas serão atendidos durante a manhã e tarde, até as 17 Horas;

3) Ainda não está consolidada esta decisão de atender após as 17h apenas os casos de urgência, tudo vai depender de resposta das Secretarias de Saúde do Município e do Estado. A Direção Geral do Helvio Auto encaminhará documento aos secretários de saúde explicando os motivos dessa possível decisão, haja vista o reduzido quadro de pessoal, principalmente de médicos no Helvio Auto.

4) A falta de médicos para cumprir a escala de trabalho no Pronto Atendimento se deve, também, à não-procura desses profissionais no último Processo Seletivo Simplificado realizado pela Uncisal. Segundo a categoria, o salário não é atrativo;

5) Ressaltamos, também, que este novo formato de horário no atendimento de Urgência só se dará, oficialmente, caso não haja nenhum canal de negociação com o governo.

Luciana Maria De Medeiros Pacheco

Diretora-Geral