O projeto Saúde + retomou suas ações na última sexta, dia 19, com uma Oficina de Mobilização e Transferência de Pacientes Acamados. Ministrada pela fisioterapeuta do HEHA, Vannessa Almeida, a oficina priorizou o pessoal da enfermagem, que realiza estes procedimentos no cotidiano da profissão. Dentro do programa, a oficina será realizada em outros dias e horários para que as demais equipes também participem.
De acordo com quase 90% dos resultados das avaliações posturais realizadas pela fisioterapeuta Vannessa Almeida dentro do Projeto Saúde +, membros da equipe de enfermagem do HEHA se queixavam de constantes dores musculares e/ou articulares, lombalgias, fadiga ao longo da jornada de trabalho, além de desvios posturais.
Baseada nas queixas e necessidades expostas pelas equipes na avaliação, a oficina foi idealizada para melhorar a qualidade dos procedimentos, evitar dores e lesões tanto no paciente, quanto em quem executa os movimentos. “O importante é trabalhar visando o conforto do nosso corpo e o conforto do paciente que está sendo transportado ou movimentado”, explicou a fisioterapeuta Vannessa Almeida, responsável pela oficina.
A oficina será realizada em outras datas e horários que ainda serão definidos. O objetivo é atingir a maior parte das equipes.