Hospital Escola Dr. Helvio Auto é campo de estudos em projeto de extensão

Alunos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e de outras Instituições de Ensino Superior foram aprovados para participar do Projeto LUDI, parceria entre a Pró-reitoria de Extensão da Uncisal e o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA). Após capacitação realizada no dia 20 de maio, os 40 alunos extensionistas iniciaram as atividades lúdicas com pacientes aptos no Lugar de Desenvolvimento e Integração (LUDI) do hospital, na última segunda-feira (22), contribuindo para assistência em saúde, além de estimular a recuperação dos internos.

As provas do processo seletivo para os alunos inscritos aconteceram nos dias 16 e 17 e contaram com a participação de 104 estudantes.  Alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Enfermagem e Psicologia fazem parte da equipe de extensionistas aprovados para as atividades. Os alunos são distribuídos em pequenos grupos, para ofertarem práticas diárias aos pacientes, num cronograma de atividades nos períodos da manhã e tarde (8h às 12h, e 13h às 17h).

O projeto tem o intuito de desenvolver e fortalecer as ações lúdicas multidisciplinares como práticas cotidianas de cuidado e na assistência em saúde. As atividades são voltadas para crianças, adultos e familiares atendidos no Hospital Escola Dr. Helvio Auto – HEHA.

Os recursos materiais utilizados nas práticas são brinquedos, jogos, livros e diversos materiais de papelaria. As atividades também são realizadas por intermédio de um televisor e caixas de som, para trabalhar musicoterapia. A maioria dos recursos foi adquirida por meio de doações. Uma reposição periódica será necessária com o passar do tempo.

Os alunos trabalham com pacientes aptos a participarem, indicados pela equipe de assistência. Assim como, terão como referência os profissionais da equipe de execução do projeto, presentes nos horários de desenvolvimento das atividades.

“Os alunos extensionistas, acompanhados por profissionais habilitados, vão trazer muitos benefícios para os pacientes e seus acompanhantes, pois por meio de atividades leves de cuidado, promovem atenção, conforto e a geração de sentimentos positivos, o que propicia a mudança do foco na doença para momentos de alívio de tensões e tristeza, minimizando o impacto negativo da hospitalização. Esse trabalho acaba se tornando coadjuvante do tratamento,” explicou Amanda Generino, Terapeuta Ocupacional do HEHA e uma das executoras do projeto.

Em cada turno os alunos e profissionais do HEHA preparam uma atividade voltada para crianças e uma atividade voltada para adultos. Entre os turnos, há intervalos para reorganização dos recursos, higienização e preparação para o próximo atendimento com outro público.

Atividade dirigida para adultos com jogos

Atividade lúdica livre com crianças

Oficina de leitura com as crianças internas

Capacitação para estudantes aprovados em Estratégias da Arte de Contar Histórias com a bibliotecária Maria Isabel Fernandes Calheiros