Hospital Helvio Auto oferece prática de Yoga para servidores

Ultimamente os meios corporativos estão passando por uma reformulação para propiciar um maior bem-estar aos trabalhadores tanto durante, quanto fora do expediente, com o intuito de fomentar qualidade de vida e beneficiar a saúde de seus funcionários, uma vez que já é comprovado que o bem-estar gera pessoas mais felizes, produtivas e proativas.  Felizmente, esta realidade não se aplica mais somente a grandes corporações, ou startups de tecnologia, o setor público vem buscando cada vez mais implementar essa prática em suas atividades.

Neste Dia Nacional pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, comemorado em 06 de abril, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), desenvolve uma iniciativa desde janeiro deste ano, que vem estimulando o bem-estar e a saúde física e mental dos servidores. Por meio da Assessoria de Humanização, o hospital disponibiliza a prática do Yoga para servidores todas as quintas-feiras, em duas turmas diferentes no auditório da instituição. Para participar, os alunos preenchem uma ficha de anamnese e contribuem mensalmente com um valor módico.

As aulas são ministradas pela professora Glenda Cardoso e trazem uma nova perspectiva nos cuidados e qualidade de vida no ambiente de trabalho, uma vez que a prática milenar pode beneficiar o praticante de diversas formas. “O Yoga traz a união perfeita entre saúde mental, física e espiritual por meio da autoconsciência, do respeito e saudação do corpo, tendo como aliadas as técnicas respiratórias ou pranayamas para realizar as posturas (asanas) e conectar o indivíduo com sua essência”, explicou a professora Glenda.

Uma aula completa de Yoga oferece técnicas de relaxamento, respiração, meditação, alongamento, flexibilidade, força e extensão muscular no desenvolvimento das posturas. Os participantes relatam que têm sentido melhora na disposição e dores musculares depois que iniciaram a prática. As aulas tem atraído uma demanda que já solicita abertura de novas turmas. Contando com atualmente 26 alunos divididos em duas turmas, dentre eles assíduos e esporádicos do HEHA e de outras unidades da Uncisal.

A iniciativa para oferecimento das aulas partiu da Assessora de Humanização do HEHA, Bianca Pita. “Por ser praticante de Yoga há cerca de dois anos, fui percebendo os benefícios trazidos para minha saúde física e mental, daí diante do alto nível de adoecimento dos trabalhadores do HEHA, vi a necessidade de pensar ações voltadas para o autocuidado e melhoria de qualidade de vida do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho, e o Yoga apresentou a possibilidade de oportunizá-los a esse cuidado”, destacou a assessora Bianca Pita. A Assessoria de Humanização está ligada à Gerência de Gestão de Pessoas e desenvolve projetos que estejam alinhados à Política Nacional de Humanização.

“Esse projeto está em sintonia com as diretrizes de acolhimento e valorização do trabalho e do trabalhador, por tentar viabilizar dentro do ambiente de trabalho uma prática que além de promover um espaço saudável de partilha e interação com seus pares, também visa tornar acessível aos trabalhadores uma prática cujos benefícios à saúde são cientificamente comprovados. Proporcionando oportunidade de o trabalhador ter um espaço de cuidado no espaço laboral, o que melhora o sentimento de valorização e pertencimento, consequentemente o bem estar no ambiente de trabalho”, concluiu Bianca Pita.

As aulas acontecem todas as quintas-feiras, no auditório do HEHA, em duas turmas, às 14h30 e às 16h30. Os servidores interessados podem entrar em contato com o número (82) 9 9365 6446. Todos os servidores da Uncisal podem participar.

Prática pode ser feita por qualquer servidor da Uncisal e não apresenta restrições. Independente da idade e tipo físico, o importante é respeitar os próprios limites.

Professora Glenda Cardoso