Helvio Auto contabiliza maior número de atendimentos dos últimos cinco anos

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) registrou, em março deste ano, um total de 3.014 atendimentos em seu serviço de urgência, o maior índice dos últimos cinco anos. O aumento dos atendimentos se deve, em sua maioria, à chamada tríplice epidemia causada pelo Aedes aegypti.

O Controle Operacional de Atendimentos do HEHA registrou uma média de 97 pacientes por dia no mês de março de 2016, o que, para um hospital que tem demanda especializada e mediante encaminhamento médico, é considerado bem acima da média.

O mês de abril também fechou em alta, totalizando 2.385 atendimentos, apresentando uma média de 79 pacientes por dia, bem acima da média considerada normal.

O total de atendimentos dos meses de março dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 não atingiu a metade do que foi registrado neste ano de 2016, configurando a tríplice epidemia provocada pelo Aedes aegypti.

“Este aumento considerável na procura por atendimento preocupa os profissionais, porque, na maioria das vezes, os pacientes são encaminhados por outras unidades de saúde sem nenhuma gravidade, e nossa demanda é especializada para casos graves”, explicou a diretora do HEHA, médica infectologista Luciana Pacheco.

Em períodos considerados comuns, sem epidemias e sem influência das patologias sazonais, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto tem uma média de 50 pacientes por dia em seu pronto atendimento.

Zika vírus, dengue e chikungunya foram responsáveis por quase dobrar o número de atendimentos do Helvio Auto