Hospital Helvio Auto inaugura sua primeira Farmácia Satélite

A partir da próxima segunda-feira (09/05), o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) começa a dispensar medicamentos por meio de sua Farmácia Satélite, sendo o primeiro hospital da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) a adotar a medida.  Esta Farmácia Satélite é a primeira de três que estão em processo de instalação durante o ano de 2016 no HEHA. A proposta tem por finalidade minimizar os custos com a medicação além de aprimorar os princípios de segurança do paciente.

Com a criação das Farmácias Satélites, o controle de medicamentos e os gastos serão otimizados, pois a liberação será específica para cada prontuário de paciente e não mais realizada por setor. A Farmácia Central do HEHA ainda continuará dispensando medicação para unidade 15, Pronto Atendimento e UTI, já a Farmácia Satélite para as unidades 10, 11, 12 e 13.

A iniciativa beneficiará diretamente os servidores da Enfermagem do hospital, já que, com a descentralização da Farmácia, o novo ponto de dispensação de materiais e medicamentos ficará mais próximo do posto de enfermagem, na Unidade 13, diminuindo a distância e o tempo gasto para a busca dos produtos.

Além do benefício para a Enfermagem, outro objetivo da implantação da Farmácia Satélite é a redução de custos, já que medicamentos e materiais passarão a ser dispensados por prontuário, tendo assim um maior controle do que é utilizado no tratamento e nos cuidados gerais do paciente.

O projeto de criação da Farmácia Satélite, bem como sua montagem e adequação na estrutura física, foi desenvolvido pela farmacêutica do HEHA Valnia Calheiros.

Benefícios

Além de diminuir custos e otimizar o trabalho das equipes de Enfermagem, os farmacêuticos do hospital também comemoram a novidade: “Com a abertura da Farmácia Satélite vai ocorrer um uso mais racional dos medicamentos, diminuindo os erros de dispensação, já que o profissional farmacêutico estará mais próximo da equipe médica, minimizando devoluções sem justificativa e outras ocorrências. Também vai facilitar a interação multidisciplinar entre Farmácia, Enfermagem e equipe médica. Com este trabalho o medicamento correto será dispensando na quantidade correta na hora correta”, explicou Fábio Moura, farmacêutico do HEHA.

O coordenador do Setor de Farmácia do HEHA, Richardson Costa, informou que durante o decorrer do ano de 2016, mais duas Farmácias Satélites entrarão em funcionamento no HEHA. O intuito é finalizar o ano com  três Farmácias Satélites em pleno funcionamento, atendendo as demais unidades de internação do hospital.

Farmácia Satélite facilitará o trabalho da equipe de Enfermagem do HEHA

Servidor abastece primeira Farmácia Satélite do Hospital Helvio Auto