Hospital Helvio Auto padroniza vestimentas de servidores e acompanhantes

Ana Paula Tenório – Repórter Ascom/HEHA

A Coordenação da Central de Processamento de Roupas do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), implantou a padronização de vestimentas para profissionais que atuam diretamente na assistência como também para os diferentes tipos de acompanhantes dos pacientes no hospital. A medida tem como finalidade um maior controle da infecção hospitalar.

Por ser um hospital de referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas, o Hospital Helvio Auto demonstra uma preocupação constante com o índice de infecção hospitalar. Por causa disso, agora, além dos pacientes adultos das enfermarias masculina e feminina, que já usam roupas adequadas e fornecidas pelo HEHA, alguns profissionais de setores como UTI, Central de Material Esterilizado e Centro de Diagnóstico, profissionais da manutenção,  maqueiros e acompanhantes devem utilizar vestimenta cedida pela instituição enquanto estiverem em horário de trabalho ou acompanhando algum interno nas dependências do hospital.

A enfermeira do Núcleo de Controle a Infecção Hospitalar, Maria de Lourdes das Neves, explica que a padronização de vestimentas é indispensável para um hospital com o perfil do Hospital Helvio Auto. “A padronização das vestimentas colabora no controle da infecção hospitalar, uma vez que ela impede o fluxo de micro-organismos das casas de servidores e pacientes para o hospital e do hospital para as casas. Como a roupa é do HEHA, ela é trocada no período correto e lavada adequadamente, o que permite um maior controle e evita a circulação de bactérias nocivas”, concluiu a enfermeira.

Além da padronização das roupas, objetos e pertences trazidos por pacientes também estão sendo monitorados e guardados em lugar específico na Central de Processamento de Roupas do hospital. Impedindo que estes objetos acompanhem os pacientes até os leitos, cria-se mais uma barreira para a disseminação de micro-organismos. “Para evitar infecções, os únicos pertences que os pacientes podem levar para as enfermarias são a carteira com documentos, um kit de higiene pessoal, telefone celular e carregador”, esclareceu Silvânia Ferro,  coordenadora da Central de Processamento de Roupas do HEHA.

Cores

Após entendimento entre a Coordenação de Enfermagem e o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, a padronização foi realizada a partir da separação de cores e do tipo de tecido utilizado nas roupas. Ficou definido que o verde-escuro corresponde aos acompanhantes das Unidades Masculina e Respiratória; o rosa para acompanhantes da Pediatria e enfermaria feminina; o azul para funcionários da UTI; o verde-claro para os maqueiros e o branco para servidores da Rouparia, Central de Material Esterilizado e Centro de Diagnóstico.

Foi realizada uma análise para melhor adequação das roupas e um novo pedido de material já foi feito para contemplar a Pediatria. Roupas com estampas infantis, tanto para pacientes quanto para acompanhantes já estão em processo de compra.

arte das vestimentas do Hospital Helvio Auto