Helvio Auto implementa ações para adequação ao Programa Nacional de Segurança ao Paciente

Ana Paula Tenório – Repórter/Ascom HEHA

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade de saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realiza adequações no fluxo de atendimento para seguir em sua totalidade as regras da portaria nº 529 do Ministério da Saúde que institui o Programa Nacional de Segurança ao Paciente (PNSP). A assistência segura do paciente consiste na implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente na organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde. A portaria é válida para todas as instituições de Saúde da rede pública e privada.

Com o intuito de minimizar qualquer risco para o paciente dentro da instituição, a Gerência de Risco do Hospital Helvio Auto vem desenvolvendo os dez passos para segurança do paciente adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O primeiro passo já foi realizado com a padronização da identificação dos pacientes.

Quando chega ao Hospital Helvio Auto e passa pela consulta no Pronto Atendimento e segue para internação, o paciente recebe o kit para internação e uma pulseira identificadora é colocada em seu braço contendo dados como nome completo sem abreviações, número de registro no prontuário e a data de nascimento. Para bebês e crianças internas a pulseira traz o número do registro do prontuário, o nome da mãe e o nome da criança.

Segundo Adriana Cavalcante, Gerente de Risco do HEHA, o emprego da pulseira de identificação é essencial para garantir a segurança e qualidade da assistência nas instituições de saúde, pois previne erros humanos e reduz os riscos para o paciente.

A implantação da assistência segura ao paciente deve ser uma prática seguida pela equipe multidisciplinar do Hospital Helvio Auto. Uma vez por semana a Gerência de Risco, o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar e o Setor de Segurança e Saúde do Trabalhador do HEHA se reúnem para discutir as metas almejadas pela Anvisa no que diz respeito à segurança do paciente e qual o melhor meio de segui-las.

Risco identificado

Outra forma de prevenir eventuais riscos ao paciente é pré-identificando suas necessidades ou problemas de saúde pela cor utilizada em pulseirinhas de identificação de risco. O Hospital Helvio Auto já fez o pedido e está aguardando a chegada das pulseiras que apontam riscos pela cor, como: paciente com diabetes, paciente hipertenso, paciente com risco de queda (pelo estado clínico) e paciente alérgico. Desta forma o profissional de saúde saberá identificar mais rapidamente e com mais precisão o estado do paciente e a qual risco ele está mais exposto.

Hospital Helvio Auto segurança ao paciente

HEHA segue práticas do Ministério da Saúde para segurança do paciente