Fórum em Defesa do SUS promove discussão no Helvio Auto

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) recebeu na última quinta-feira, dia 7 de novembro, a visita do médico Bruno Fontan, representante do Fórum Permanente em Defesa do SUS. Bruno Fontan mediou uma roda de discussão sobre os princípios, direitos e deveres dos trabalhadores e usuários do SUS, além de divulgar o trabalho do fórum entre os trabalhadores da saúde do HEHA, com o fim de engajar mais membros para as discussões permanentes do Fórum.

O Fórum em Defesa do SUS/Alagoas faz parte da Frente Nacional Contra a Privatização dos Serviços de Saúde no Brasil, que entre outras lutas, é contrária à implantação dos novos modelos de gestão na Saúde, como as Organizações Sociais (Oss), as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), as Fundações Estatais de Direito Privado e a Empresa Brasileira de Serviços Públicos Hospitalares (EBSEH).

Um breve histórico do SUS foi socializado com os trabalhadores presentes, os modelos de organizações sociais foram explicados, inclusive a forma como essas organizações administram os serviços. Os modelos instalados em São Paulo e Minas Gerais também foram expostos para conhecimento dos servidores.

O Fórum em Alagoas mantém reuniões regulares sempre na primeira quarta-feira do mês, às 18 horas, no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas na Praça Sinimbu. Os interessados em fazer parte do grupo ainda podem entrar em contato pelos endereços eletrônicos: bfontanbr@yahoo.com.br, pelasaude@gmail.com, visitar o site: www.contraprivatizacao.com.br, ou pelo telefone 8855 1736 (Bruno Fontan).

Servidores participaram de reunião sobre a atual realidade do SUS e discutiram formas de mobilização