Helvio Auto realiza primeira hemodiálise de sua história

No dia 1º de novembro de 2013, foi realizado o primeiro procedimento de hemodiálise do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA). A equipe da UTI do HEHA oferece agora mais um serviço ao paciente interno, que antes tinha que ser transferido de ambulância para outras instituições de saúde para realização do procedimento.

Após intermediar o conserto de um aparelho de hemodiálise que estava desativado na Maternidade Escola Santa Mônica, o médico José Nobre, ex-pró-reitor de Gestão Administrativa da Uncisal, com o apoio da reitora da Universidade, à qual o hospital é vinculado, Rozangela Wiszomirska, deram celeridade aos últimos detalhes técnicos para que o procedimento começasse a ser realizado no HEHA.

Com a liberação da máquina em condições de uso, e todas as instalações estruturais terminadas, na última sexta-feira, 1º de novembro, o médico nefrologista Rafael Vasco e a equipe da UTI realizaram a primeira sessão de hemodiálise num paciente do sexo feminino, no leito 1.

O coordenador da UTI do HEHA, médico Marcelo Malta, destacou a importância do procedimento para os pacientes: “Antes os pacientes com insuficiência renal e estado clínico estável eram transferidos para outra unidade de saúde para realizar o tratamento, mas quando o estado clínico não permitia a transferência o tratamento era prejudicado. Agora que temos como realizar a hemodiálise na própria UTI, oferecemos uma assistência terapêutica de maior qualidade no HEHA”, ressaltou o cardiologista Marcelo Malta.

Equipe da Unidade de Terapia Intensiva ao realizar pela primeira vez o procedimento

O médico nefrologista Rafael Vasco efetua hemodiálise em outro paciente