Hospital Helvio Auto viabiliza transferência aérea de paciente para Recife

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), viabilizou hoje pela manhã, a transferência aérea de paciente internada na UTI do hospital para tratamento de hepatite autoimune. A mulher de 39 anos foi levada direto do Helvio Auto para o Hospital Universitário Osvaldo Cruz – (HUOC), da Universidade Federal de Pernambuco, referência regional em diversos serviços de saúde, inclusive em hepatologia.

Assistida pela médica do Helvio Auto, infectologista Karina Cavalcante, a paciente que reside em Maceió, é portadora de um tipo grave de hepatite, a autoimune. “Ela tem uma insuficiência hepática grave, que pode culminar na necessidade de realização de um transplante de fígado. Por isso, em conjunto com diversos serviços e colegas do hospital, conseguimos viabilizar sua transferência para o Oswaldo Cruz, no Recife, hospital onde se realiza transplante de fígado”, ressaltou a médica. Segundo Karina Cavalcante, a transferência da paciente para o Recife contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Alagoas (Samu), que a levou de helicóptero para o Oswaldo Cruz.

HEPATITE AUTOIMUNE

A Hepatite Autoimune é uma inflamação crônica no fígado, causada por um descontrole do próprio organismo (sistema imunológico), que passa a atingir vários órgãos, ao invés de protegê-los de infecções. O fígado, nesse caso, é o mais atingido. É uma doença que acontece mais em mulheres jovens, mas pode atingir crianças e adultos de qualquer sexo.

Profissionais do Samu e do HEHA preparam leito para transferência

Profissionais do Samu e do HEHA arrumam leito para transferência

Equipe prepara paciente antes do embarque