Por ser classificado como hospital de referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas e também como unidade assistencial integrante da rede local responsável pelo enfrentamento da Influenza A (H1N1), o Hospital Escola Dr. Helvio Auto recebeu do Ministério da Saúde um conjunto de equipamentos para suporte avançado à vida. A aparelhagem é composta por 10 respiradores, 10 monitores cardíacos e 10 oxímetros.
Os equipamentos foram encaminhados ao Hospital Helvio Auto pelo Ministério da Saúde, devido a uma estratégia de modernização, ampliação e qualificação da rede nacional de cuidados intensivos e em cumprimento ao estabelecido na Lei nº 12.215, de 11 de março de 2010, relativa à pandemia de Influenza A (H1N1).
O hospital recebeu pacientes graves acometidos pela Influenza A (H1N1) desde o período mais crítico da pandemia, iniciado em abril de 2009 no México. O HEHA acolheu e tratou 95 pacientes diagnosticados com H1N1 de 2009 até agosto de 2010.
As equipes médica e de enfermagem do hospital já receberam instruções e treinamento da empresa fornecedora, para operacionalização dos novos aparelhos. Os equipamentos estão sendo instalados pelos técnicos responsáveis.