Uncisal lança Programa de Preparação para a Aposentadoria Novos Rumos

Eduardo Almeida

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) prepara uma iniciativa inovadora na área de gestão de pessoas. A instituição lança, em novembro, o Programa de Preparação para a Aposentadoria Novos Rumos. A ideia é desenvolver ações educativas voltadas para servidores que estejam na iminência de se aposentar.

O programa prevê quatro encontros presenciais, no prédio-sede da Uncisal, no Trapiche da Barra, em Maceió. Os encontros vão acontecer nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, entre as 8h e 13h. Durante o evento, serão abordados temas como saúde mental, alimentação saudável, educação financeira e empreendedorismo.

De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Uncisal, podem participar tanto servidores do prédio-sede como das unidades assistenciais e de apoio assistencial que fazem parte da universidade. Os interessados devem se inscrever por meio do endereço eletrônico: https://forms.gle/4pZMna1Q2hw266PA9.

Conforme Aline Lemos de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Apoio às Ações de Humanização da Uncisal, a Política Nacional de Humanização da Saúde prevê – na diretriz “Valorização do Trabalho e do Trabalhador” – uma série de medidas e ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais de saúde no cotidiano, garantindo direitos e acolhendo suas necessidades de desenvolvimento.

“Nessa perspectiva de garantia de direitos, o programa busca atender ao artigo 28 do Estatuto da Pessoa Idosa que traz a responsabilidade do poder público em ‘criar e estimular programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria para seus trabalhadores’. O programa propõe um cuidado integral e contínuo ao trabalhador, através da oferta de um espaço educativo que possibilite que os profissionais estejam preparados para a transição da vida ativa para a aposentadoria, ajudando-os a lidar com as mudanças emocionais e a manter uma boa qualidade de vida”, explica Aline Lemos de Carvalho.

As ações do programa serão conduzidas pela Supervisão de Desenvolvimento de Pessoas (SUDES), por meio do Núcleo de Apoio às Ações de Humanização, com o Grupo de Trabalho de Humanização, de Educação Permanente em Saúde e de Qualidade de Vida no Trabalho.