Ana Paula Tenório – Ascom HEHA
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), implantou o Núcleo Interno de Regulação (NIR), órgão que irá dinamizar as internações, transferências, pareceres e altas médicas. Por meio de avaliação e acompanhamento em tempo real do número de leitos e vagas, o núcleo permuta informações com outros serviços de saúde do estado para diminuir o tempo dos trâmites administrativos e hospitalares para benefício do paciente.
Composto por dois médicos, três enfermeiras e um assistente de administração, o NIR do Hospital Helvio Auto começou seus trabalhos por meio de reuniões para avaliação de suas normas de funcionamento, do perfil hospitalar, revisão de fluxos de internação e confecção de planilhas para acompanhamento de pacientes e leitos.
O NIR é um serviço que possibilita o monitoramento do paciente desde sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. Por meio deste acompanhamento direto, tem como função realizar a gestão da oferta de leitos, consultas, serviço de apoio diagnóstico terapêutico, transferências, pareceres médicos com especialistas bem como apoiar a gestão do cuidado assistencial por intermédio de ações que buscam ordenar e facilitar o acesso às ações e serviços definidos pela clínica.
“A criação e implementação do Núcleo Interno de Regulação do HEHA é de fundamental importância para a integração do hospital com a rede de assistência à saúde estadual. A equipe, formada por médicos e enfermeiros, irá agilizar a transferência dos pacientes com doenças infecciosas de outras unidades para o nosso serviço, possibilitando mais rapidez nos diagnósticos e um tratamento adequado de forma precoce. Será um avanço para o hospital e para à população que necessita de nossos serviços”, explicou Rodrigo Montenegro, gerente-médico do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.
O Núcleo do Hospital Escola Dr. Helvio Auto foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, que viu a necessidade de um NIR funcionando no hospital e sua integração à Central de Regulação do Estado de Alagoas que realiza a gestão da dinâmica de vagas e leitos em todos os hospitais da rede estadual de Saúde.