Hospital Helvio Auto implanta novo esquema que reduz tempo de tratamento para tuberculose latente

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

 

24 de março é conhecido como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em alusão à data, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, referência para o tratamento de Tuberculose como doença oportunista da AIDS, pôs em execução um novo protocolo com esquema de medicação que reduz o tempo de tratamento da tuberculose latente (ILTB) em pacientes vivendo com o HIV.

 

Tuberculose latente é quando a pessoa está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, mas as bactérias não estão produzindo sintomas. Pessoas com tuberculose latente normalmente não conseguem transmitir a doença para outras pessoas, a menos que o sistema imunológico falhe (como as pessoas que convivem com o HIV/AIDS). Tal falência causa reativação (o crescimento bacteriano não é mais suprimido) o que resulta em tuberculose ativa de maneira que a pessoa se torna contagiosa.

 

A doença é considerada um sério problema de saúde pública, que, por ser infecciosa e transmissível, atinge cerca de 8,8 milhões de pessoas, provocando 1,1 milhões de mortes por ano no mundo. Embora seja uma enfermidade passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

 

O tratamento da tuberculose latente reduz o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa nas pessoas que tiveram contato com o bacilo e ajuda a interromper a cadeia de transmissão da doença, sendo uma das principais estratégias para a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no Brasil.

 

 

Novo esquema de medicação

O tratamento da infecção latente pela tuberculose, conhecido como 3HP, consiste na tomada uma vez (1x) por semana dos medicamentos isoniazida (H) e rifapentina (P), durante três meses, reduzindo o tempo de tratamento que normalmente é de no mínimo seis meses.

 

Segundo Lygia Antas, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, o novo esquema pode ser utilizado por todas as pessoas com diagnóstico de ILTB e/ ou com indicação de tratamento da ILTB, incluindo as pessoas vivendo com HIV, atentando para eventuais interações medicamentosas.

 

O novo protocolo de tratamento estará completo quando ocorrer a tomada de 12 doses de isoniazida + rifapentina por 12 semanas. Dependendo do caso, esse prazo pode ser prorrogado para 15 semanas.

 

 

Vantagens do novo esquema de medicação

“Para nossos pacientes é importante a redução do tempo de tratamento, a ingestão de apenas um medicamento por semana, o que proporciona maior adesão ao tratamento. Também  redução de custos para o serviço, uma vez que diminui espaço para armazenamento e otimiza a distribuição dos medicamentos, sem falar na comodidade para o paciente que utiliza este novo esquema de medicação. Vale salientar que este tratamento para tuberculose latente é padronizado, gratuito e está disponível exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS), explicou a coordenadora do SAE do Hospital Helvio Auto, Lygia Antas.

 

O contágio da tuberculose acontece pelo ar, por meio da tosse, espirros e fala da pessoa doente. A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

 

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

 

Os sintomas mais aparentes são tosse persistente seca ou produtiva, febre pela manhã, perda de peso e sudorese noturna. Por isto, ao apresentar algum destes sintomas, procure um serviço de saúde para realizar exames para diagnóstico da tuberculose.

 

Pacientes com tuberculose latente já podem utilizar novo esquema de medicação no Hospital Helvio Auto