Hospital Helvio Auto terá Serviço de Nutrição reformado e ampliado

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) deu um passo importante, na manhã desta quinta-feira (6), para a modernização do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Escola Helvio Auto (HEHA). Depois de 13 anos de espera, foi assinada a ordem de serviço para reforma do espaço. A previsão é que a obra seja concluída em 180 dias.

Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço o reitor Henrique de Oliveira Costa, que suspendeu as próprias férias para prestigiar o momento; a pró-reitora Mara Ribeiro, que está no exercício da Reitoria; a supervisora do HEHA, Rita Rebelo; além de representantes das coordenações de Nutrição, de Engenharia e Arquitetura e da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa da Uncisal.

Na oportunidade, o reitor Henrique de Oliveira Costa destacou que a reforma do Serviço de Nutrição do Hospital Escola Helvio Auto era um sonho antigo, que agora se tornará realidade. “Há alguns meses, nós fizemos melhorias no espaço que tem sido utilizado atualmente, mas nos comprometemos em reformar e ampliar o SND, garantindo condições adequadas de trabalho e atendendo melhor a população”, frisou o gestor.

A REFORMA

Há 13 anos, desde 2008, Hospital Escola Dr. Helvio Auto aguarda reforma de seu espaço destinado para armazenamento, preparação, cocção e alimentação de seus servidores, uma vez que necessitava de uma adequação nas instalações para melhor operar e servir alimentos.

Em 2015, como forma de minimizar as dificuldades pela falta de espaço físico adequado, a Reitoria da Uncisal autorizou o aluguel de um imóvel ao lado do hospital para instalação do Serviço de Nutrição e Dietética, como uma solução até a autorização da reforma. Atualmente a obra foi iniciada com recursos financeiros da Sesau, no antigo espaço, e a produção de alimentos continuará no imóvel alugado até a entrega do novo Serviço de Nutrição.

“O projeto da reforma do SND compreende um conjunto de iniciativas do HEHA e Reitoria da Uncisal, que visam promover a produção de refeições seguras e portanto, a prestação de um serviço de qualidade, com ótima garantia nutricional para pacientes e seus trabalhadores, o que representa a humanização da assistência nutricional. Estamos muito felizes com o início das obras e com certeza da manutenção da prestação de serviço de qualidade, tão primada por este hospital e pela Uncisal”, declarou a supervisora geral do HEHA, Rita Rebelo.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) homologou a licitação realizada na forma de Tomada de Preços para ampliação e reforma do Serviço de Nutrição e Dietética do Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Uncisal, em favor da empresa PHS Engenharia Limitada no final do mês de dezembro de 2021.

O projeto da nova estrutura contará com layout totalmente adequado, evitando contaminação cruzada (cruzamento entre preparações cruas e preparações prontas para consumo). A edificação e as instalações serão projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos, além de facilitar as operações de manutenção, limpeza e desinfecção.

“A reforma do SND do HEHA, permitirá que todo processo de produção de dietas/refeições, desde o recebimento dos gêneros, o armazenamento e a sua distribuição, ocorra de forma adequada, segura e satisfatória. O espaço reformado implica, maior produtividade, otimização de tempo, o cumprimento das normas sanitárias e promoverá um ambiente de trabalho confortável para os colaboradores do NND e o bem-estar no ambiente de trabalho”, explicou a coordenadora do Serviço de Nutrição do HEHA, Alécia Ramos.

O dimensionamento do novo prédio e das instalações será compatível com a necessidade das operações. As instalações físicas, a exemplo do piso, parede e teto irão possuir revestimento antiderrapante, impermeável e lavável. As instalações sanitárias e a sala de descanso dos servidores serão adequadas aos padrões do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.