Após mudança de fase, visitas controladas estão liberadas no Hospital Helvio Auto

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (22), o Comitê de Contingenciamento de Crise para Covid-19 do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), deliberou pelo retorno limitado das visitas a pacientes internados na instituição a partir da próxima segunda-feira (26), seguindo as regras de distanciamento, uso correto de máscaras e higienização das mãos.

Amparado no arrefecimento e diminuição de ocupação geral dos leitos em Alagoas, o Comitê aprovou o retorno das visitas de acordo com as seguintes regras: só será permitida a entrada de um visitante para cada paciente por dia; o visitante precisará apresentar o RG na recepção e informar o nome do paciente que irá visitar; quem for visitar não deve estar com sintomas gripais; será obrigatório o uso de máscara; higienização correta das mãos antes de entrar no hospital e após sair das unidades de internação; deve-se manter distanciamento de mais de 1,5 metros em relação ao leito do paciente.

O horário de visita foi separado para evitar maior fluxo de pessoas dentro do hospital. Para as unidades de internação, as visitas serão às 11h, já os pacientes internos na UTI poderão receber visitas às 15h. Os encontros terão duração de 30 minutos. O boletim médico será repassado ao visitante presencialmente no momento da visita; as visitas continuam vedadas para pacientes com acompanhantes e internos da unidade de isolamento. Também não será permitida a entrada com objetos pessoais; bolsas e outros itens devem ser deixados na sala de guarda-volumes.

Desde o dia 14 de agosto de 2020, as visitas aos internos foram suspensas como medida de segurança contra propagação da pandemia da Covid-19 em ambiente hospitalar, resguardando os próprios pacientes e as equipes assistenciais.

Durante este período, chamadas de vídeo e ligações telefônicas foram utilizadas pela equipe de psicologia, assistência social e enfermagem como recurso terapêutico para aproximar os familiares e amigos dos pacientes como também para repasse de informações quanto ao estado de saúde do interno.

As equipes de vigilância, serviço social, recepção e enfermagem estão sendo sensibilizadas para orientar os visitantes no que for preciso. “Optamos pelo retorno limitado das visitas, devido à flexibilização para a fase amarela em Alagoas. Gradualmente, nas próximas reuniões o comitê avaliará como proceder de acordo com as demais fases de distanciamento social controlado”, explicou Karoline Mendonça, coordenadora de Serviço Social do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.

A demarcação do piso das unidades de internação e UTI para manter o distanciamento correto em relação aos leitos de pacientes já está sendo agilizada.

Com a mudança de fase e diminuição dos internamentos por Covid-19, visitas poderão retornar em horários alternados no HEHA