Obras de reforma e ampliação do Hospital Helvio Auto são iniciadas

Com autorização governamental publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), as obras de reforma e ampliação do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foram iniciadas nesta terça, 16.03. A reforma inclui a ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de sete para dez leitos, a adequação do sistema de climatização, e o insuflamento de ar e exaustão mecânica (pressão negativa) em unidades de internação e consultórios.

A demanda vem sendo tratada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a reitoria da Uncisal e a gerência do Helvio Auto desde o ano passado. O projeto ganhou força com o aumento da pandemia de Covid-19, visto a necessidade de ampliação de capacidade da UTI para atender a quantidade de pacientes com doenças infectocontagiosas, além da instalação do sistema de exaustão mecânica de ar (pressão negativa), uma vez que o Hospital Escola Dr. Helvio Auto é o único hospital do estado referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas tanto para a rede pública quanto para a privada.

A obra tem dotação orçamentária no Fundo Estadual de Saúde e foi contratada no valor de R$ 3.621.163,01. Além do aumento de leitos na UTI e instalação de mecanismo de pressão negativa para todos os leitos da UTI, a unidade de doenças respiratórias do HEHA e um consultório do Pronto Atendimento do hospital também receberão a tecnologia de pressão negativa. O prazo para execução dos serviços é de 90 dias consecutivos.

Toda a reforma só foi possível por intermédio da Sesau: “A obra é uma conquista da parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Uncisal, no início do ano passado levamos a demanda ao secretário de Saúde, Alexandre Ayres, que, prontamente, atendeu nossa solicitação. Logo em seguida veio a pandemia, e a reivindicação da pressão negativa se fez essencial para nós, que teremos em breve o único hospital de Alagoas com este equipamento na unidade de internação e na UTI”, destacou o reitor da Uncisal, Henrique Costa.

“Estamos muito contentes com o início da reforma na UTI e na Unidade de Doenças Respiratórias. É um sonho antigo da gestão, especialmente no que se refere à pressão negativa. Já iniciamos as mudanças internas, realocando unidades de internação para acomodar pacientes sem prejuízo para seus tratamentos, com intuito de continuar prestando assistência aos usuários, especialmente nestes tempos de pandemia”, explicou a gerente de Gestão Hospitalar do Helvio Auto, Alceny Pereira.

O que é a pressão negativa?

A pressão negativa é uma técnica de isolamento usada em hospitais e centros médicos para prevenir contaminações de um quarto a outro. Ela conta com um sistema de ventilação de alta tecnologia que gera pressão negativa para permitir que o ar flua para dentro da sala de isolamento, mas não escape do quarto. Esta tecnologia é usada para isolar pacientes com doenças contagiosas por vias aéreas.

Este tipo de exaustão é mantido por um sistema de ventilação que remove mais ar da sala do que permite entrar no recinto. Num quarto com pressão negativa, a direção do fluxo de ar é do exterior do quarto para o interior do quarto. Por isso ele impede que o ar de dentro do quarto escape para outros compartimentos, evitando a contaminação.

Após algumas visitas técnicas para avaliação do espaço, os engenheiros da Sesau e da construtora vencedora da licitação, deram o aval para início das obras. Todo o projeto foi feito de acordo com a orientação técnica da Assessoria de Serviços de Engenharia e Arquitetura da Sesau.

Reforma garantirá uma das estruturas mais modernas em termos de hospital para tratamento de doenças infectocontagiosas no Brasil