Residentes fazem trabalho educativo no Hospital Escola Dr. Helvio Auto

.

Os residentes em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que desenvolvem trabalho no Serviço de Assistência Especializada (SAE), do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), criaram um projeto para envolver os usuários em temas comuns aos diagnósticos tratados, além de orientar os pacientes no procedimento em meio à pandemia, desmistificando notícias falsas e informando corretamente por meio de atividades de sala de espera.

A terapeuta ocupacional Ângela Bulhões e o enfermeiro Nemório Rodrigues, são os residentes responsáveis pelo trabalho que vem, ao mesmo tempo, orientado e entretendo os usuários do SAE no momento em que esperam pelo atendimento multidisciplinar.  “Nosso intuito é gerar uma participação dinâmica, para ser uma conversa, uma comunicação colaborativa, não só uma palestra, o que gera maior interesse nos usuários”, explicou a terapeuta ocupacional Ângela Bulhões.

A atividade educativa foi toda sistematizada com a apresentação de situações problema para introdução da conversa, onde o usuário responde o que ele acha ou a sua sugestão para resolução da situação. A depender da resposta, os residentes avaliam; se a conduta informada for a correta, o usuário é parabenizado e sua resposta compartilhada para todos os presentes. Quando a resposta não condiz com a prática correta, o usuário é orientado e todos interagem sobre a melhor forma de resolver a situação apresentada.

Aspectos da pandemia de Covid-19 foram discutidos, como a necessidade do uso correto da máscara, o que fazer ao aparecimento dos primeiros sintomas e para onde se dirigir, além de desmistificar muitas notícias falsas envolvendo as vacinas contra Covid-19. “Nosso trabalho foi muito bem recebido, pois propiciamos um momento de entretenimento e aprendizado, uma vez que os usuários ainda apresentavam muitas dúvidas, apesar de ser um assunto tão discutido”, concluiu o enfermeiro Nemório Rodrigues.

As dinâmicas aconteceram tanto dentro, quanto fora do prédio do SAE, e são desenvolvidas logo no início da manhã, das 7h30 às 8h, devido a maior quantidade de pacientes, e no início da tarde também, entre meio-dia e 13h. Durante a pandemia as abordagens estão sendo feitas três dias por semana.

Além de temas que envolvem o coronavírus, distanciamento social e métodos de evitar a contaminação, os residentes também aproximaram os pacientes discutindo sobre as doenças que fazem parte da realidade deles. Aspectos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tuberculose e hepatites foram abordados no trabalho.