Hospital Helvio Auto recebe segunda dose da vacina contra Covid-19

Servidores do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), começaram a receber nesta quarta (10) a segunda dose que completa a imunização contra a Covid-19. Seguindo o Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19, os servidores do HEHA serão vacinados com a CoronaVac também nos dias 11, 12 e 15 de fevereiro, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, no setor de Saúde do Trabalhador do hospital.

Nesta fase da vacinação, só serão vacinados os trabalhadores que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac com intervalo mínimo de 21 dias entre as doses. O cartão de vacina específico para Covid-19 deverá ser apresentado obrigatoriamente no ato da vacinação. Se o trabalhador tomou a primeira dose em outra unidade estadual de saúde será necessária uma consulta para confirmação junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), podendo ser autorizada a aplicação só após aprovação.

600 trabalhadores devem ser vacinados até o dia 15 de fevereiro. Algumas informações técnicas devem ser levadas em conta para quem vai receber a vacina: quem teve diagnóstico confirmado de Covid-19 nos últimos 28 dias não deverá tomar a vacina nesta fase; e se alguém tomou qualquer outra vacina, deve aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19.

No Hospital Helvio Auto, os trabalhadores retiram senhas assim que chegam e aguardam sua vez para evitar aglomeração, muitos trabalhadores já estavam aguardando antes da vacinação começar, foi o caso de Maria do Carmo Santos Ferreira: “com a aplicação da segunda dose eu avalio que a minha cabeça, meu psicológico fica mais tranquilo para trabalhar, para conviver em casa com meu esposo que é bem idoso e tem fatores de risco. Agora que já finalizei o processo de vacinação, estou aliviada. Mas os cuidados continuam né!”, contou Maria do Carmo que está há mais de 30 anos no serviço público estadual.

Mesmo após a vacinação, todas as medidas de distanciamento social e protocolos de higiene e segurança devem ser seguidos à risca, uma vez que mesmo vacinada, uma pessoa pode transmitir o Coronavírus. As medidas de flexibilização nos protocolos de segurança só poderão ser implementadas quando a maioria da população brasileira estiver vacinada, alcançando assim, o que os infectologistas chamam de “imunidade de rebanho”.

“É muito importante que as pessoas tenham consciência que após tomar a segunda dose o nosso organismo ainda precisará de um tempo para finalizar a produção de anticorpos para que a gente realmente fique imunizado, segundo o Instituto Butantan, esse período varia entre 15 a 20 após o recebimento da segunda dose.  Mesmo após a confirmação da imunidade temos que estar cientes que ainda estamos em pandemia, que o vírus continua circulando e precisamos manter as medidas de segurança, o que representa é um ato de amor para conosco e para com as pessoas que convivemos, explicou Maria de Lourdes Neves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Helvio Auto.