Servidores do Hospital Helvio Auto são vacinados contra influenza B, H1N1 e H3N2

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), iniciou hoje (23) a vacinação de seus servidores contra os vírus influenza B, H1N1 e H3N2.

A ação evita a disseminação de outras síndromes gripais e protege a equipe de trabalhadores da saúde destas infecções sazonais, protegendo a  a equipe e deixando todos aptos ao enfrentamento dos casos suspeitos de coronavírus.

A composição da vacina de 2020 tem ação trivalente, ela protege da influenza tipo B e dos tipos A (vírus H1N1 e H3N2), acompanhando a mutação das cepas de vírus A e B. A vacina apresenta contraindicação a quem tiver alergia a algum componente da fórmula e é importante adiar o recebimento da dose se a pessoa apresentou febre nos três dias anteriores.

A vacina que está sendo aplicada em profissionais de saúde e grupos de risco não protege contra infecção pelo coronavírus, mas já anula a dúvida no diagnóstico para as outras síndromes gripais, o que fará que testes não sejam realizados desnecessariamente.

As doses vieram na quantidade exata para serem administradas somente nos servidores do Hospital Escola Dr. Helvio Auto. As pessoas que fazem parte do grupo de risco deverão procurar as unidades básicas de saúde informadas pela Prefeitura Municipal de Maceió.

Para tomar a vacina, é importante que o servidor traga o cartão de vacinação, não ter tido febre nos últimos três dias, apresentar o crachá ou outro documento de identificação.

Equipes são protegidas das demais síndromes gripais, o que proporciona menos afastamentos ao trabalho