Uncisal realiza IX Congresso Acadêmico e Científico

Eduardo Almeida

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promove, entre os dias 24 e 27 de setembro, a nona edição do seu Congresso Acadêmico e Científico (Cacun). O evento vai reunir professores, estudantes e pesquisadores da área de saúde na sede da instituição, com o tema central “Uncisal: Formação Profissional e Transformação Social”.

O Cacun é aberto à comunidade acadêmica e à comunidade externa. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço eletrônico https://cacun.uncisal.edu.br/, escolher as atividades das quais gostariam de participar e preencher o formulário, validando a inscrição.

A programação do IX Cacun inclui palestras, mesas redondas, oficinas, workshops, rodas de conversa, minicursos, apresentação oral, apresentação de pôster, fóruns, assembleias, além de atividades culturais. A abertura do evento acontece no dia 25 de setembro, às 18h, com palestra da professora e pesquisadora Laís Záu Serpa de Araújo.

O Cacun inclui, ainda, a XVII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da Uncisal; a I Jornada Alagoana de Tecnologia da Uncisal; a I Jornada de Enfermagem em Saúde Coletiva da Uncisal; a XIV Jornada de Fonoaudiologia da Uncisal; a V Jornada de Saúde e Segurança do Trabalhador da Uncisal; a III Jornanda de Radiologia da Uncisal; o II Simpósio
Abordagem de Práticas Acadêmicas; a II Tenda Flor de Mandacaru; e o II Simpósio de Ciências e Tecnologia em Alimentos.

Simultaneamente ao IX Cacun, acontece o I Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu da Uncisal, que vai reunir pesquisadores locais, regionais e nacionais, para discutir temas como os desafios para a implantação e manutenção de programas da pós-graduação stricto sensu no Brasil, os principais indicadores adotados pela Capes, a importância de programas interinstitucionais e a transferência de conhecimento de inovação e tecnologia.

Este ano, o Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal tem como presidente de honra o professor, pesquisador e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes Gomes. O pesquisador foi escolhido devido ao seu relevante trabalho desenvolvido junto à área acadêmica no estado de Alagoas.