Hospital Helvio Auto estrutura Comissão de Cuidados Paliativos

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), iniciou os trabalhos para estruturação de uma Comissão de Cuidados Paliativos que irá trabalhar para proporcionar medidas que priorizem melhores condições para os pacientes internos que estão nesta condição de cuidados.

O paliativismo é o conjunto de cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura (que ameace a vida), visando melhor qualidade de vida por meio da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença, além de oferecer dignidade pela aplicação de outras práticas que não sejam ligadas diretamente ao tratamento médico.

A equipe do Helvio Auto recebeu a Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA – Ufal), para a reunião inaugural. Os profissionais do HUPPA trouxeram relatos de casos e dividiram suas experiências na instauração da comissão, para ajudar no desenvolver dos trabalhos do HEHA.

A ideia de uma abordagem diferenciada e baseada em estudos e parâmetros científicos foi identificada no Hospital Helvio Auto, pela necessidade do próprio serviço, uma vez que o hospital é referência no tratamento de HIV/AIDS e atende também pacientes em situação de vulnerabilidade social.

“Observamos uma necessidade de nos especializar em cuidados paliativos pela demanda dos nossos pacientes e também do nosso próprio profissional, que demonstrou o anseio de se qualificar para prestar este tipo de assistência com referência e qualidade”, explicou Vannessa Almeida, coordenadora de Núcleo de Unidades Assistenciais do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.

O trabalho da Comissão de Cuidados Paliativos do Helvio Auto terá como suporte a avaliação de casos e aplicação de protocolos que serão construídos coletivamente, levando-se em consideração as especificidades do serviço e necessidades do paciente hospitalizado, que se encontra numa situação de finitude.

“Nosso intuito é que a comissão seja reconhecida como referência dentro da equipe de assistência usual do hospital, para auxiliar na aplicação de cuidados aos pacientes, caso a caso, dando um direcionamento e orientações necessárias, para um trabalho harmônico e devidamente fundamentado”, concluiu Vannessa Almeida.

Em reunião inaugural, os profissionais do Hospital Helvio Auto acompanharam relatos e experiências da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – Ufal