Hospital Helvio Auto reduz a zero infecções do trato urinário na UTI

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), alcançou a meta estipulada pelo Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, na redução de uso de cateteres vesicais na Unidade de Terapia Intensiva, o que acarretou na não ocorrência de infecções do trato urinário nos últimos três meses.

Antes do início do projeto, o Hospital Helvio Auto apresentava um indicador de 16,8% de infecções do trato urinário em pacientes internos na UTI. “Como a sonda é um corpo estranho, o risco de infecção aumenta consideravelmente. Nós diminuímos de 80% para 40% a taxa de utilização do cateter e estamos há três meses sem infecção, atingindo a meta estipulada pelo projeto do Ministério da Saúde”, informou Ângelo Roncalli, assessor da Gerência Geral e gerente do projeto.

Um outro padrão de avaliação do uso do cateter vesical foi adequado ao Hospital Helvio Auto, segundo protocolo institucionalizado pelo projeto, que é orientado por consultores do Hospital Israelita Albert Einstein. Seguindo o novo protocolo, também se observou a queda das infecções, o que melhora a condição de saúde do interno, reduzindo os riscos de infecções primárias, como também os de sepse.

Redução de custos

Com o novo protocolo de avaliação do paciente, o impacto financeiro também foi constatado com a diminuição de 50% de cateteres implantados. Com menos infecções, se utiliza menos antibióticos no tratamento. Uma redução da utilização de antibióticos também já vem sendo observada pelos profissionais da UTI do Hospital Helvio Auto, o que reflete na redução de custos também com a terapia medicamentosa.

Seguindo o proposto pelos parâmetros estipulados, a tendência é de redução no uso de outros dispositivos e de infecções relacionadas ao cateter venoso central, como também as associadas à ventilação mecânica. “Queremos salientar que isso só foi possível pela total colaboração e empenho de todos os profissionais da UTI do Hospital Helvio Auto, que aderiram às adequações dos protocolos adotados como base, de acordo com a orientação do Hospital Albert Einstein”, salientou o gestor Ângelo Roncalli.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto foi selecionado, dentre outras instituições de saúde de todo o Brasil, para participar do projeto do Ministério da Saúde que trabalha a segurança do paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por meio de suporte técnico e práticas aplicadas, o projeto, que é acompanhado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, pretende reduzir em até 50% algumas infecções comuns no ambiente de terapia intensiva em até três anos.

Equipe da UTI do Hospital Helvio Auto comemora sucesso da implementação de novas práticas que culminaram em mais de 90 dias sem infecções do trato urinário (Foto: Ana Paula Tenório)