Hospital Helvio Auto faz balanço das ações em Saúde no Trabalho

Ana Paula Tenório – Ascom Helvio Auto

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) fechou relatório com as ações de 2017 com mais de 948 práticas voltadas à saúde do trabalhador, como exames, consultas, atividades educativas e práticas que estimulam a qualidade de vida no trabalho.
Durante todo o ano de 2017 foram realizados 293 exames periódicos. As avaliações contemplam servidores efetivos e prestadores de serviço. Além das consultas médicas preventivas, o servidor ainda contou com avaliação, orientação e acompanhamento nutricional. 97 atendimentos nutricionais foram efetuados durante o último ano.
Ao longo do ano, o Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SEQVT) promoveu um total de 41 ações e eventos entre palestras preventivas, atividades integradoras, datas comemorativas, com destaque para a Gincana do Servidor e o Projeto Saúde +, que incentivou a adoção de hábitos mais saudáveis baseados na boa alimentação e na atividade física.

Minuto Relax e Projeto Respirar
Visando ao estímulo da saúde e um melhor aproveitamento no trabalho, semanalmente são oferecidas duas ações fixas: o Minuto Relax e o Projeto Respirar. No Minuto Relax o servidor pode usufruir de um ambiente especialmente adaptado para relaxamento, em qual recebe um mix de massagens e técnicas manuais direcionadas às regiões da face, cabeça e pescoço que potencializam o aproveitamento das sessões.
Já o Projeto Respirar oferece cerca de 40 minutos de exercícios ativos leves associados a técnicas respiratórias conscientes e alongamentos. As ações são abertas a toda a comunidade acadêmica e servidores. Juntas, ocorreram 55 vezes em 2017, totalizando 517 participações. Os dois projetos foram desenvolvidos e são aplicados pela fisioterapeuta do SESMT do Hospital Helvio Auto, Priscilla Tosatti.
A prática de massagens e técnicas respiratórias vem gerando ótimos resultados nos participantes. A servidora Bruna Albuquerque comemora a manutenção do Minuto Relax para 2018: “É um modo de valorizar os servidores no momento do trabalho por meio de pequenas ações. Participo sempre como uma forma de relaxar em meio à rotina corrida no trabalho, melhora até a disposição. As massagens são revigorantes, seria ótimo se demorassem mais tempo”.
Já a servidora Wilma Ferreira sempre que pode vai ao Projeto Respirar: “Eu me sinto muito bem, as tensões melhoram, a gente relaxa no ambiente de trabalho. No projeto aprendi a respirar corretamente, de forma consciente e meu potencial respiratório melhorou muito”.
Priscilla Tosatti, fisioterapeuta e coordenadora dos projetos, ressalta a importância desses momentos no ambiente hospitalar. “Trabalhamos num ambiente normalmente tenso, cuidando da saúde de outras pessoas. Então esses projetos foram pensados para que num curto espaço de tempo, o servidor possa relaxar um pouco e voltar para suas atividades mais tranquilo. Algumas técnicas podem ser repetidas em casa, melhorando a qualidade de vida geral. Alguns participantes tiveram melhora significativa até na qualidade do sono”, concluiu a fisioterapeuta.
Os projetos estão mantidos para todo o ano de 2018 e a equipe já estuda a possibilidade de oferecer mais atividades que estimulem o relaxamento e consequentemente melhorem o rendimento no ambiente de trabalho.