Texto de Ana Paula Tenório
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), referência em infectologia no Estado de Alagoas, realizou na manhã de quarta-feira (17) um treinamento de combate a princípio de incêndio para os servidores. A ação foi proposta pelo setor de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que percebeu a necessidade periódica de acompanhamento e treinamento dos funcionários para questões relativas à segurança no ambiente de trabalho.
O treinamento, que contou com membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), foi desenvolvido sob dois eixos: teórico e prático. Em uma primeira oportunidade, os servidores participaram de uma palestra sobre a classe de extintores, a utilização correta para cada local e as técnicas básicas de manuseio. Depois ocorreu o treinamento prático para ensinar a apagar princípios de incêndio.
Para Ivanildo Moraes, facilitador do treinamento, “o curso é necessário, porque todos os que transitam e trabalham no hospital deveriam saber manusear o equipamento, pois é uma necessidade, tendo em vista o acidente em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde muitos estudantes universitários morreram asfixiados e queimados em uma boate. O hospital, como é um local de trânsito de muitas pessoas, tem uma necessidade de estar preparado para lidar com incêndio”, ressaltou.
“Este tipo de ação é muito significativa para a instituição, pois num momento de emergência, nós servidores teremos que agir rápido e de forma correta, utilizando a classe de extintor específica para evitar que o princípio de fogo se transforme em incêndio”, destacou a enfermeira do Trabalho do Hospital Helvio Auto Lúcia Rezende, participante do treinamento.
O combate a princípio de incêndio em instituições públicas e privadas é regularizado pela NR-23, implantada pelo Ministério do Trabalho, com o intuito de prevenir, por meio da segurança, acidentes causados por princípios de incêndio.