Ana Paula Tenório – Ascom HEHA
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) realizou um encontro com equipes dos ambulatórios especializados no tratamento de pacientes com HIV/Aids e hepatites em Alagoas, hoje (22/01), no auditório do SAE. A série de reuniões visa atualizar as equipes sobre mudanças no tratamento do HIV/Aids, promover integração, nivelamento e padronização nos métodos terapêuticos adotados.
O projeto de integração e troca de experiências entre as equipes teve início em julho de 2016. Por meio de encontros periódicos, as equipes do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, PAM Salgadinho e Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes trazem para discussão, assuntos que sejam relevantes para a melhoria da assistência.
O SAE do Hospital Escola Dr. Helvio Auto trouxe apresentou dois temas: uma atualização científica no tratamento do HIV, por recomendação do Programa Nacional de DST/Aids e a volta do programa Qualiaids do Ministério da Saúde. O Qualiaids é um sistema de avaliação da qualidade organizacional dos serviços do SUS que prestam assistência ambulatorial a pessoas vivendo com HIV.
“O encontro foi muito produtivo, pois além de discutirmos algumas modificações no tratamento do HIV/Aids, informamos às equipes que futuramente seremos avaliados pelo Qualiaids, o que nos leva a uniformizar a rotina em todos os serviços para que consigamos atender cada vez melhor os nossos usuários”, explicou a infectologista Mardjane Alves, coordenadora do SAE do Hospital Helvio Auto.
As reuniões serão contínuas durante todo o ano de 2017, podendo ser provocadas pelas necessidades identificadas nos serviços. Os encontros também servirão para promover a atualização técnica permanente dos profissionais.