Ana Paula Tenório – Ascom HEHA
O Setor de Segurança e Medicina do Trabalhador (SESMT) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) realiza durante toda a semana, de 3 a 7 de agosto, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no hall de entrada do hospital, um evento voltado à avaliação ou propensão da existência de hipertensão ou diabetes em seu quadro de servidores. Após a investigação dos riscos à saúde dos servidores, o setor realizará um trabalho de acompanhamento dos trabalhadores estimulando a adoção de cuidados essenciais e práticas saudáveis.
O evento batizado de Super Ação HD (hipertensão e diabetes) foi idealizado pelo Setor de Segurança e Medicina do Trabalhador (SESMT) do Hospital Helvio Auto com base na necessidade de seus servidores que vinham apresentando problemas de saúde relacionados à pressão arterial e altas taxas de glicose no sangue.
Durante os cinco dias de evento, o SESMT – HEHA pretende atingir o maior número de servidores possível, independente de vínculo empregatício, idade e condições de saúde, já que um banco de dados será feito a partir dos resultados apurados.
As várias atribuições diárias contribuem para o aumento do estresse nos trabalhadores, como relata a coordenadora do Setor de Segurança e Medicina do Trabalhador do Helvio Auto, médica do trabalho Lucy Braga: “A longo prazo, a tensão do dia a dia se acumula e impacta a saúde. Coração acelerado, suor, dor de estômago e fadiga são alguns sintomas, daí o estresse pode desencadear várias doenças no corpo humano como hipertensão, diabetes tipo 2 entre outras. A obesidade também pode influenciar em vários fatores que interferem na pressão arterial. A partir disso vimos a importância de fazer o levantamento desses dados para que possamos ter indicadores que nos possibilitem montar estratégias para fazermos o controle dessas patologias nos servidores do HEHA”, concluiu.
No Super Ação HD os servidores podem aferir a pressão arterial, checar peso e altura, tendo também o resultado do Índice de Massa Corpórea (IMC) além de verificar a glicemia. Durante checagem, os servidores são acompanhados pela médica do trabalho do Hospital Helvio Auto que realiza uma consulta no momento da procura. Além da médica do setor, também participam do evento uma técnica de enfermagem, uma enfermeira, uma nutricionista e uma psicóloga.
Sempre visando à saúde e ao bem-estar do trabalhador, o Setor de Segurança e Medicina do Trabalhador (SESMT) do Helvio Auto continuará com projetos para estímulo e acompanhamento da saúde dos servidores nos próximos meses, com eventos que abordarão a saúde psíquica e doenças osteoarticulares.