Profissionais do Hospital Helvio Auto promovem primeira roda de conversa para discussão de casos clínicos

Em busca de uma abordagem comum a todos os campos profissionais da assistência em Saúde, profissionais do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) promoveram hoje, dia 02/07, quinta-feira, das 11h às 12h, no auditório do Serviço de Assistência Especializada – SAE do HEHA, o primeiro encontro que discutiu casos clínicos na instituição. A roda de conversa tratou da hospitalização e teve participação de profissionais que lidam diretamente com a assistência em Saúde do hospital.

A ideia da realização de rodas de conversa quinzenais sobre a discussão de casos clínicos, que mereçam mais atenção ou que por algum motivo tenham mais relevância entre os profissionais, é um desejo antigo de alguns membros da equipe multidisciplinar do hospital. Em algumas conversas informais sobre a assistência, a fisioterapeuta Vannessa Almeida e o psicólogo Yugo Torquato identificaram a real necessidade de se ter um momento com outros profissionais para que certos casos fossem analisados por uma ótica mais abrangente.

“Hoje o que temos aqui no hospital é a visita médica e discussão de casos entre médicos e estudantes de medicina, mas a abordagem dos demais profissionais precisa também ser integrada, para que o paciente se reestabeleça rapidamente e para que a tratamento apresente o sucesso esperado”, explicou a fisioterapeuta Vannessa Almeida.

Para estruturar os encontros, os profissionais procuraram o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) do HEHA. Leopoldina da Graça, Coordenadora do NGP do Helvio Auto,  apresentou um modelo de Clínica Ampliada e Compartilhada que está incluso na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

A psicóloga Leopoldina da Graça e a fisioterapeuta Vannessa Almeida discutiram a melhor estrutura para os encontros, que devem ser quinzenais