Nota sobre paciente Maria Sônia da Silva, que faleceu na UTI do Hospital Helvio Auto com suspeita de leptospirose

Ana Paula Tenório: repórter Ascom/HEHA

A paciente Maria Sônia da Silva, 50 anos, que faleceu na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Escola Dr. Helvio Auto com suspeita de leptospirose na madrugada do último domingo, teve Declaração de Óbito atestada pelo Serviço de Verificação de Óbito da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) apontando sepsemia (infecção generalizada) e pneumonia como consequências da morte da paciente.

Amostras de vísceras da paciente foram enviadas para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen) para apontar a verdadeira causa da infecção que acometeu Maria Sônia da Silva, já que existe a suspeita de dengue grave ou leptospirose.

Informações sobre a leptospirose

A leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos.

A média do período de incubação (é o tempo decorrido entre a exposição de um animal a um organismo patogênico e a manifestação dos primeiros sintomas) é de 5 a 14 dias. O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea. (Fonte: Ministério da Saúde).