Nota do Hospital Helvio Auto sobre casos suspeitos de Ebola

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto é o hospital de referência para receber casos suspeitos de Ebola no estado de Alagoas. Mesmo passando por reforma estrutural, o hospital destinou uma enfermaria de isolamento para receber supostos casos.
Servidores do hospital receberam treinamento interno sobre fluxo de atendimento ao paciente com suspeita da doença no mês de setembro. O treinamento foi organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Helvio Auto, seguindo as orientações da nota técnica Nº 2 da Anvisa.
A orientação do Ministério da Saúde para os serviços de referência que poderão receber pacientes com casos suspeitos, como é o caso do Hospital Helvio Auto, é que seja realizada a acolhida, proporcionando o primeiro atendimento ou estabilização do quadro do paciente, e que permaneça com ele de 4 a 5 horas, até que se providencie o transporte aéreo para levá-lo ao Rio de Janeiro.
Após este período o paciente deve ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
O hospital já recebeu alguns Equipamentos de Proteção Individual (Epis), mas aguarda por outros específicos que estão sendo providenciados pela Secretaria de Estado da Saúde.