Hospital Escola Helvio Auto tem leitos diminuídos devido à reforma

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) passa por reforma na sua estrutura desde a última semana. Com a reforma em curso, o hospital teve que se adaptar para continuar de portas abertas à população, mas com diminuição de leitos, já que a Unidade 11 está em obras. Leitos,  pacientes e funcionários foram remanejados para a Unidade 10.

“A reforma estrutural é necessária, porque estávamos com uma estrutura danificada há muito tempo. Com a reforma posteriormente ampliaremos a capacidade instalada para 116 leitos para desta forma o hospital ser inserido na rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde”, ressaltou a médica infectologista Rosileide Alves, diretora interina do Helvio Alves.

O processo solicitando as obras na unidade de Saúde pertencente à Uncisal tramita desde  2010, após ser licitada e autorizada, a obra teve início em setembro de 2014. A previsão de duração das obras é de 5 a 6 meses. A Unidade 11 é apenas a primeira unidade a ser reformada. As obras atingirão outras unidades e setores do Hospital Helvio Auto. Será reformado o telhado, as portas trocadas, refeita a pintura interna e externa e ainda melhorias nas calçadas e revisão de toda rede elétrica e hidráulica.

Devido à reforma, leitos tiveram que ser reduzidos para que o hospital continue aberto. Na pediatria, antes havia 22 leitos, foram reduzidos 16 leitos, apresentando uma capacidade atual de 6 leitos. Na unidade masculina, antes havia 18 leitos, foram reduzidos 5 leitos, apresentando uma capacidade atual de 13 leitos.

Na unidade de doenças respiratórias, antes havia 18 leitos, foram reduzidos 3 leitos (para isolamento em caso de ebola), apresentando uma capacidade atual de 15 leitos. O único setor que não teve leitos reduzidos em decorrência da reforma foi a UTI, que continua operando normalmente com 7 leitos. No total, a capacidade instalada de leitos, durante a reforma o hospital terá que operar com uma redução de 31 leitos, passando de 93 para 62 leitos abertos.

Hospital está adequando enfermarias  em decorrência da reforma estrutural

Hospital está adequando enfermarias em decorrência da reforma estrutural