Histórico

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) foi criado no final do século XIX, destinado a isolar pacientes vindos de todo o Estado com hanseníase, peste, cólera, malária entre outras. Após uma reforma estrutural na década de 40, no Governo Silvestre Péricles de Góes Monteiro, passou a ser denominado “Hospital Constança de Góes Monteiro” e ampliou o atendimento para doenças infecto-contagiosas.

Já na década de 80, o hospital mudou novamente de denominação e passou a chamar-se “Hospital de Doenças Tropicais Constança de Góes Monteiro” especializado em doenças infecciosas, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e servindo de referência junto ao Ministério da Saúde.

A característica de ser Hospital de Ensino se deve ao fato de aqui serem ministradas, desde a década de 50, aulas teóricas e práticas da disciplina de doenças infecciosas e parasitárias, através da Universidade Federal de Alagoas e mais recentemente em 1970 também pela então Escola de Ciências Médicas de Alagoas, hoje Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Em dezembro de 1998 foi denominado “Hospital Escola Dr. Helvio José de Farias Auto”, em homenagem ao Médico / Professor pertencente ao quadro efetivo do hospital e pioneiro no estudo das doenças infecciosas em Alagoas.

No ano de 2000, após a reforma Administrativa do Estado passou a ser vinculado à então Fundação Universitária de Ciências da Saúde – Uncisal (hoje Universidade), mantendo suas características como referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e mantendo sua função de Hospital Escola, atendendo exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a transformação da UNCISAL em Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no último dia 29 de dezembro de 2005, somos uma de suas Unidades Complementares, sendo referência no tratamento de doenças infectocontagiosas em todo o estado de Alagoas.