Bastante comemorado vários países, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos será lembrado pelo Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) com ações educativas dirigidas aos profissionais da saúde que atuam na instituição. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, às 10, no auditório do hospital com palestra proferida por Anienne Barbosa, médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HEHA, que falará sobre a importância de se lavar as mãos, principalmente no atendimento ao paciente. Haverá, ainda, dinâmica, distribuição de material informativo e sorteio de brindes. O evento é aberto ao público.
“Nosso objetivo é chamar a atenção para o hábito de lavagem das mãos e aumentar a conscientização sobre os benefícios de lavá-las com água e sabão. Essa é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde”, ressalta Anienne Barbosa.
“As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados”, afirmam os especialistas.