A médica infectologista Anienne Barbosa, Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HEHA, apresentou aos servidores o protocolo a ser adotado pela instituição na prevenção, recepção e tratamento de pacientes que apresentam bactérias multirresistentes. Outras apresentações com o mesmo conteúdo acontecerão semana que vem, nos dias 19 e 20 de maio.
A palestra contemplou procedimentos a serem adotados com as bactérias mais comuns do ambiente hospitalar, até as bactérias multirresistentes, como a acinetobacter baumannii e a temida KPC. Alguns fatores de resistência das bactérias foram abordados, como a longa permanência do paciente em ambiente hospitalar, a severidade da doença e o uso indiscriminado de antibióticos, que acabam por fortalecer certas bactérias, gerando a resistência.
Precauções como a higienização das mãos e a forma correta de se realizar procedimentos nos pacientes foram reforçadas entre os profissionais de saúde, além da troca de experiências e sugestões para um melhor controle de infecções no hospital.
Na próxima semana, nos dias 19 e 20, haverá mais apresentações do protocolo. No dia 19 de maio (próxima quinta) às 19 horas na sala de aula do HEHA. Já no dia 20, a palestra será às 9 horas também na sala de aula.