HEHA divulga dados do relatório de gestão 2010

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –>

O Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital Helvio Auto divulgou os números completos do relatório de gestão (do ano de 2010), dos atendimentos em doenças infecto-contagiosas realizados no período, contabilizando todos os agravos de notificação compulsória.

O relatório apontou um aumento significativo de casos novos de AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose, ratificando a importância do HEHA no contexto da saúde pública no nosso Estado. Foram notificados mais de 2 mil casos de dengue, configurando o HEHA como unidade estratégica nos períodos de epidemias.

O hospital apresentou uma taxa média de permanência de 9,5 dias, variando consistentemente entre as unidades de internação infantil e de adultos. Nas unidades de internação de pacientes adultos do sexo masculino, que acomoda pacientes com AIDS (Unidade 11) e a unidade de tratamento de Tuberculose (Unidade 13) apresentaram uma taxa de permanência mais elevada.

Ainda dentro dos indicadores de qualidade identificou-se uma taxa de ocupação situada entre 70 e 80%, que variou também entre os setores. Analisando apenas a unidade 11, verificou-se uma taxa de ocupação de aproximadamente 85%, que é considerada elevada para a característica de isolamento do hospital. Esta taxa foi calculada tomando como base a capacidade planejada da nossa unidade, que é de 106 leitos, o que o enquadra na classificação de complexidade como sendo de médio porte.

Os indicadores assistenciais e de produção mostraram um aumento significante no número de atendimentos e de procedimentos diagnósticos realizados tanto na assistência ambulatorial como na de urgência. O aumento no número dos procedimentos foi acrescido a partir do mês de agosto de 2010, devido as ações realizadas para atingir a meta pactuada com a SESAU, por meio da contratualização de serviços ofertados pelo hospital.