Ana Paula Tenório / Ascom HEHA
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), lançou o Projeto Café com a Direção. A iniciativa surgiu por meio da Supervisão Geral, Gerência Médica e Assessoria de Humanização, e trata de um instrumento de gestão participativa que viabiliza encontros entre os trabalhadores e gestores do hospital para dialogar sobre as normas, rotinas dos setores, propor melhorias e fortalecer o relacionamento institucional.
Gestão participativa é um modelo de liderança onde a participação ativa de todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, é incentivada nas decisões e processos da empresa. Diferentemente da gestão hierárquica tradicional, a gestão participativa busca o envolvimento de todos, promovendo a troca de ideias, a colaboração e o engajamento da equipe, com o objetivo de melhorar a qualidade das decisões e o desempenho da organização.
A gestão participativa valoriza o envolvimento de todos os membros da equipe, desde os funcionários mais experientes até os recém-contratados, nos processos da instituição.
“A ideia surgiu da convicção, enquanto gestão, de que a escuta ativa dos trabalhadores é fundamental para melhorar continuamente os serviços oferecidos. O projeto tem como objetivos promover a troca de conhecimentos, identificar desafios e implementar soluções mais eficientes. Acreditamos que, por meio desse diálogo aberto, poderemos construir um serviço de saúde mais eficaz e satisfatório tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Além disso, buscamos fortalecer a cultura organizacional, o senso de pertencimento e o compromisso com os objetivos da instituição, criando um ambiente de trabalho mais motivador, onde os colaboradores se sintam verdadeiramente valorizados”, explicou a gerente-médica Lucy Dantas, uma das idealizadoras do projeto.
Os encontros acontecem na sala de reuniões do HEHA, num ambiente acolhedor e informal, onde as falas dos participantes são estimuladas para que possam ser identificados desafios por meio de uma escuta ativa, que estimule a valorização dos profissionais e fortaleça o vínculo entre direção e trabalhadores, promovendo um ambiente mais humanizado e eficiente. Tudo isso acompanhado de um belo café da manhã feito pelo Núcleo de Nutrição e Dietética do hospital.
Ao invés de as decisões serem tomadas apenas pela alta administração, a gestão participativa busca descentralizar as responsabilidades e permitir que os colaboradores de diferentes níveis hierárquicos contribuam com suas ideias e opiniões.
Os convites para participar do Café com a Direção são feitos individualmente, para membros de diferentes setores que não estão em cargos de gestão ou coordenação, pois é incentivada uma comunicação aberta e transparente, onde todos têm a oportunidade de expressar suas opiniões e propor soluções.
“Estamos dando início a esse projeto como forma de nos aproximarmos mais dos nossos servidores, dando oportunidade de expressar suas opiniões e construirmos juntos um processo de evolução para o hospital. Iremos ouvir suas demandas e de forma mais célere possível resolver e incrementar tudo o que for possível, fazendo uma gestão conjunta em busca de melhorias”, declarou o supervisor-geral do Hospital Dr. Helvio Auto, médico Rodrigo Montenegro.
Criação de uma nova cultura organizacional
Ao envolver mais os trabalhadores nos processos da instituição, a gestão participativa contribui para aumentar o engajamento e a motivação da equipe, tornando-os mais comprometidos com os objetivos da organização.
“Para a gente da Humanização, esse projeto é muito especial. Ele mostra que pequenas ações fazem uma grande diferença na forma como nos relacionamos no ambiente de trabalho. O Café com a Direção fortalece vínculos, dá voz aos profissionais e contribui para um ambiente mais leve, acolhedor e humano. Quando a gente cuida de quem cuida, todo mundo sai ganhando”, concluiu Jocely Aredes, assessora de Humanização.
Ao considerar diferentes perspectivas e experiências, o projeto contribui para a tomada de decisões mais assertivas e de maior qualidade, fomentando o envolvimento de todos os colaboradores nas decisões e processos da empresa, promovendo a colaboração, a comunicação aberta e a cultura de inovação.