Hospital Helvio Auto oferece método que impede a infecção pelo HIV

Ana Paula Tenório / Ascom Helvio Auto

O Hospital Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), oferece o tratamento de Profilaxia Pré-exposição ao HIV, (PrEP), em seu Serviço de Assistência Especializada (SAE). Este novo método de prevenção à infecção ainda é desconhecido da grande parte da população, tendo indicação para pessoas que tenham maior risco de entrar em contato com o vírus da Aids.

A PrEP nada mais é que a combinação de dois fármacos que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Tomada diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. O tratamento só será eficaz se o tratamento ocorrer de forma contínua, caso contrário, pode não haver concentração necessária de substâncias que bloqueiam o potencial infeccioso.

Alguns segmentos populacionais são prioritários para avaliação da utilização do tratamento. Critérios relacionados a práticas sexuais devem ser seguidos para apontar a necessidade de indicação ou não da PrEP. A equipe multidisciplinar do SAE dará as orientações necessárias a indicação do tratamento. “Não é preciso ser paciente do hospital para procurar a PrEP. Nossa equipe vai analisar a indicação ou não da medicação”, explicou Lygia Antas, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Quando uma pessoa procura o Hospital Helvio Auto para fazer uma avaliação de PrEP, são analisados os exames mais recentes, além do estado geral do paciente. O acompanhamento é feito de três em três meses. A medicação é dispensada na farmácia do próprio setor. Não há medicação disponível no Brasil fora do Serviço Público de Saúde.

Vale enfatizar que a proteção oferecida não é instantânea. O indivíduo tem que fazer uso contínuo da medicação (um comprimido ao dia) de 7 a 20 dias, para o organismo alcançar a proteção contra a infecção pelo HIV.

A utilização da PrEP não exclui a necessidade do uso de preservativo nas relações sexuais, uma vez que o tratamento não protege contra as outras infecções sexualmente transmissíveis (como sífilis, clamídia, gonorreia etc). “O paciente em uso de PrEP deve usar essa estratégia combinada a outro meio de prevenção, como a camisinha, uma vez que a medicação só protege contra o HIV”, concluiu Lygia Antas.

Se você se enquadra nos segmentos prioritários para uso da PrEP, pode procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, de segunda a sexta, das 7h às 17h, na rua Cônego Fernando Lyra, no Trapiche da Barra.

Paciente pode fazer uso de um comprimido por dia para prevenir infecção pelo vírus HIV