Em parceria, Hospital Helvio Auto viabiliza atendimento domiciliar

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceira com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza atendimento assistencial domiciliar a alguns pacientes que se encaixam no perfil de acompanhamento do serviço.

A Supervisão Geral do HEHA identificou a necessidade de alguns pacientes serem acompanhados durante o processo de desospitalização, então, após um primeiro contato, foi definido a atuação do SAD. “A partir de uma conversa para viabilização da Unidade de Cuidados Prolongados, constatamos a carência desse tipo de atendimento e amadurecemos a ideia com os profissionais do SAD, o que culminou no início dos trabalhos da equipe”, explicou o assessor da Supervisão Geral, Ângelo Roncalli.

Antes do processo de desospitalização, o paciente recebe a visita da equipe ainda no leito, que posteriormente, avalia a condição e define como será feito o acompanhamento. “Aqui nós vamos ao leito, conversamos com o paciente e acompanhante, explicamos como é o programa e a partir daí seguimos a evolução do paciente, pois quando a equipe for acompanhá-lo em casa, ela já terá um pequeno histórico da saúde do paciente”, esclareceu Allan Almeida, coordenador da equipe SAD HGE/HEHA.

Os critérios para um paciente ter suporte do SAD é apresentar alguma lesão (úlceras de pressão), que exija avaliação da Enfermagem para o uso de coberturas simples ou específicas, estar com sequelas decorrentes de AVC ou déficits neurológicos, além de ter um cuidador responsável.

A equipe multiprofissional do SAD presta atendimento em domicílio uma vez por semana aos pacientes egressos do HEHA, em algumas situações, a depender do caso, a equipe avalia a possibilidade de fazer duas visitas semanais.

Equipes do Hospital Escola Dr. Helvio Auto e do Serviço de Atenção Domiciliar definem método e fluxo para dar suporte a pacientes egressos do HEHA