Hospital Escola Helvio Auto comemora aniversários de pacientes nos leitos

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), por meio de sua Assessoria de Humanização e da Coordenação de Unidades Assistenciais, deu início ao Projeto Celebra Vida, que comemora o aniversário dos pacientes do mês, em seus leitos, dentro das enfermarias da unidade. O projeto, de iniciativa da Gestão Hospitalar, tem a finalidade de valorizar o usuário e o trabalhador, além de servir como recurso terapêutico na recuperação dos internos.

Uma vez por mês, as datas de nascimento dos pacientes que se encontram na internação são pesquisadas pela equipe, e os que têm condições físicas para receber visitas são inseridos na lista dos homenageados. Uma equipe multidisciplinar de servidores paramentados com artigos festivos e instrumentos musicais, vai até os leitos, entrega um cartão de aniversário com um brinde, congratula o paciente e cantam a canção “Parabéns a você”.

O projeto integra ainda os membros da enfermagem, que estão no cuidado direto com o interno, e os convida a oferecer os mimos, ler a mensagem e abraçar o paciente, o que fortalece ainda mais o vínculo do cuidador com quem está sendo cuidado. Os profissionais da área sentiram-se motivados e se engajaram na celebração, acompanhando seus pacientes e os dos colegas.

“Esta ação traz de uma só vez a valorização do trabalho e do trabalhador, pois ele é incluído na homenagem ao paciente, e ainda valorizamos a história e singularidade do sujeito como recurso terapêutico, uma vez que fortalecemos as funções cognitivas (orientação, memória, etc.), muitas vezes prejudicadas pelo período de internação do indivíduo”, explicou Karina Vasconcellos, psicóloga e assessora de Humanização do HEHA.

Pacientes são surpreendidos pela equipe multiprofissional diante da comemoração de seus aniversários

Reação dos pacientes

A iniciativa trouxe várias surpresas e momentos de emoção para a equipe que promove as comemorações. Uma delas é a participação ativa de outros pacientes e acompanhantes, que demonstram alegria em receber a equipe e comemorar o aniversário do companheiro de enfermaria, com bom-humor e entusiasmo.

Joyce Micaela Silva, mãe do pequeno Jackson, que comemorou o primeiro ano de vida dentro de uma enfermaria do HEHA, demonstrou surpresa quando a equipe veio celebrar o aniversário da criança. “Foi muito significativo para mim, pois o pai do Jackson faleceu num acidente de moto quando eu estava grávida de 5 meses, e esse foi o primeiro aniversário do meu filho e foi comemorado aqui no hospital”. O bebê estava internado para tratar uma dengue e tem o mesmo nome do pai, para homenageá-lo.

O pequeno Jackson teve seu primeiro aniversário celebrado no Hospital Helvio Auto

Um paciente de 34 anos, que pediu para não ser identificado, confidenciou que foi a primeira vez que cantaram parabéns para ele em toda sua vida. “Eu fiquei muito feliz, não esperava por isso não, eu gostei muito. Queria agradecer a todos vocês”, revelou emocionado.

Outro paciente, um idoso internado na Unidade de Doenças Respiratórias, quis guardar o cupcake e o cartão para comemorar com a família, que é do interior, e viria visitá-lo.

A máxima trazida pelo projeto é a celebração da vida, independente do momento que estejamos passando. “O período de hospitalização traz à tona muitas angústias e incertezas, e valorizar a vida por meio da celebração, está acima de qualquer revelação diagnóstica. Isso é muito importante para o paciente e sua família, pois traz interação social e reafirma seus direitos de identidade dentro do processo de adoecimento”, concluiu Vannessa Almeida, coordenadora de Unidades Assistenciais do HEHA.

O profissional de Enfermagem participa ativamente da celebração, parabenizando o paciente que está sendo cuidado por ele

A participação dos profissionais é livre, basta querer dar e receber carinho

Os cupcakes comemorativos são preparados pela Sra. Edla Veras, do Setor Financeiro