Em parceria, Hospital Helvio Auto promove mutirão de colonoscopias

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

 

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), vai promover um mutirão de exames de colonoscopia nos dias 23 e 24 de julho, das 7h às 17h, nas salas de exames por imagem do hospital. O evento tem o propósito de divulgar a importância da prevenção do câncer colorretal, segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil.

Serão mais de 40 exames realizados nos dois dias de mutirão. Foram pré-selecionados 43 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o estado de Alagoas, elencados devido aos fatores de risco apresentados para desenvolvimento do câncer colorretal. Pacientes com idade entre 50 e 75 anos foram selecionados e uma pré-consulta foi feita por especialistas, para certificar que o exame poderia ser feito com total segurança.

Um total de 12 médicos e quatro técnicas de enfermagem participarão do mutirão durante os dois dias e o Hospital Escola Dr. Helvio Auto é o único hospital do estado a participar do evento, que acontecerá em 11 cidades brasileiras, e pela primeira vez, nas cinco regiões do país. A ação social da Sobed acontece este mês em comemoração ao Dia do Médico Endoscopista, comemorado no dia 25 de julho.

“Queremos chamar a atenção da população e dos poderes públicos para a importância da criação de uma política nacional para prevenção do câncer colorretal no Brasil, além de alertar sobre os métodos de prevenção da doença, que é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil entre homens e mulheres”, enfatizou o gastroenterologista do Hospital Helvio Auto, Herbeth Toledo.

 

Palestras educativas

Ao mesmo tempo em que ocorre o mutirão, palestras sobre prevenção e sintomas do câncer colorretal serão realizadas no auditório do Hospital Helvio Auto. Nos dias 23 e 24, às 10h, os gastroenterologistas Tadeu Muritiba, Luciana Lopes e Herbeth Toledo vão se revezar nas palestras, que são abertas aos estudantes da área da saúde, servidores, pacientes e população em geral. Não é necessário realizar inscrição para participar do evento.

 

 

12 médicos atenderão 43 pacientes com fatores de risco para desenvolver o câncer colorretal nos dois dias do evento