Hospital Helvio Auto completa 106 anos de serviços prestados aos alagoanos

Há 106 anos, em 2 de maio de 1912 era inaugurado o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, primeira instituição pública voltada ao tratamento de doenças infectocontagiosas na capital alagoana, que tinha como missão o atendimento de doentes de todo Estado de Alagoas.

A instituição foi inaugurada com o nome de Hospital de Isolamento do Estado, no governo do Coronel Macário Lessa, tendo como primeiro diretor o dr. Hebreliano Maurício Wanderley. Construído no Trapiche da Barra, na época ainda um povoado distante três quilômetros do Centro de Maceió, o hospital era responsável pelo recebimento e tratamento das principais doenças infectocontagiosas e parasitárias do início do século XX.

Quando a varíola atingiu Alagoas, mesmo que discretamente em relação a estados vizinhos como Pernambuco e Bahia, teve seus doentes enviados para o Hospital de Isolamento. Casos de tuberculose, hanseníase (conhecida como lepra), cólera, febre tifóide, malária, varicela, casos graves de sarampo, e outras doenças com alto poder de contágio eram a especialidade do Hospital de Isolamento.

Após reforma estrutural na década de 1940, no governo de Silvestre Péricles de Góis Monteiro, em homenagem à sua mãe, o governador alterou o nome da instituição para Hospital Constança de Góis Monteiro, que assim ficaria conhecido até meados da década de 1980, onde mais uma vez teve o nome alterado para Hospital de Doenças Tropicais Constança de Góis Monteiro.

Enquanto a Uncisal era construída, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto ganhava seu primeiro andar no início da década de 1970

Hospital de ensino

Atualmente como unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o hospital manteve a característica de hospital-escola, iniciada na década de 1950, onde aulas teóricas e práticas para disciplina de doenças infecciosas e parasitárias eram ministradas para alunos da Universidade Federal de Alagoas e posteriormente para os próprios alunos da Escola de Ciências Médicas de Alagoas, antiga Ecmal, atual Uncisal.

Dr. Helvio Auto (checando um slide), numa aula de infectologia para turma de estudantes de Medicina na década de 50 do século passado.

História recente

Em dezembro de 1998, o hospital teve seu nome alterado para Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em homenagem a um dos maiores médicos infectologistas e pioneiro na pesquisa em doenças infecciosas e antibióticos do país, além de ter sido professor e médico efetivo da própria instituição.

Em outubro de 2001, após reforma administrativa do Estado, o hospital passou a ser vinculado a então Fundação Universitária de Ciências da Saúde, hoje Uncisal, mantendo as características como referência em doenças infectocontagiosas e parasitárias, assim como sua função como hospital-escola, aumentando a diversidade de cursos, pois atualmente é campo de ensino para Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Radiologia, etc., atendendo exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Algumas doenças e epidemias surgiram ou mudaram no decorrer do tempo. O primeiro caso de portados do vírus HIV em Alagoas, por exemplo, data de 1986, e foi tratado no Hospital Helvio Auto. Atualmente enfrentamos três novas doenças que até então eram desconhecidas dos brasileiros como a Zika, a Chikungunya e influenza H1N1, e mais uma vez o Hospital Helvio Auto estava à frente nas pesquisas e tratamento dessas patologias no Estado.

Ao longo de 106 anos o Hospital Helvio Auto acompanha as alterações virais e biológicas das patologias do nosso tempo, sempre procurando oferecer o melhor em atendimento especializado, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Servidores celebram os 106 anos da instituição

Atual gerência da instituição também participou da comemoração simbólica