Fonoaudiólogas do Hospital Helvio Auto capacitam equipe sobre disfagia

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

A equipe de Fonoaudiologia do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) promoveu, hoje pela manhã (26), uma capacitação voltada para enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas, sobre a maneira correta de preparar e administrar líquidos e alimentos aos pacientes para prevenção da disfagia, que é a dificuldade de engolir, característica de algumas enfermidades ou estado temporário do paciente. O evento foi organizado em alusão ao Dia de Atenção à Disfagia, comemorado no último dia 20.

As equipes de enfermagem participaram da capacitação para serem orientadas sobre a importância do momento da administração de líquidos e alimentos aos pacientes, uma vez que, é nesse momento que pode ocorrer um engasgo e por consequência uma broncoaspiração (condição em que alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados para as vias aéreas), o que pode causar infecções pulmonares, sendo uma das mais comuns, a pneumonia.

Para garantir uma melhor deglutição dos pacientes, muitas vezes são utilizados espessantes, que são produtos que mudam a consistência dos líquidos que serão ofertados para que se evite o engasgo e a broncoaspiração. “Nós estamos explicando para a equipe de Enfermagem o real sentido de mudar a consistência dos alimentos para evitar os engasgos, uma vez que o paciente pode se engasgar com qualquer líquido de consistência mais aquosa do que espessa. Nesse sentido, alguns espessantes nos ajudam nesse processo sem alterar o sabor do líquido nem do alimento, o que promove uma melhor aceitação dos pacientes”, explicou Mére Lander Lins, fonoaudióloga do Hospital Helvio Auto.

Com o uso do espessante pode-se atingir basicamente três tipos de consistências que ajudam o paciente a deglutir com mais facilidade tanto líquidos quanto alimentos. “Alguns espessantes são à base de goma xantana e outros à base de amido. São três tipos de consistência que a gente usa com o espessante: o néctar que é um líquido mais viscoso; o mel, que é quando o líquido faz um fio gerando uma gota e a consistência de pudim, que é como se fosse um purê. As três consistências serão determinadas pelo estado do paciente, de como está o grau de deglutição dele, por isso existe a necessidade de avaliação prévia da equipe de Fonoaudiologia para decidir a melhor alternativa a ser administrada”, concluiu Vívian Maynart, fonoaudióloga do HEHA.

Nem todo mundo que tem disfagia precisa utilizar o espessante, só por meio de avaliação concisa da equipe de Fonoaudiologia e da condição do quadro e patologia do paciente é que será administrado uma das três formas.

Após a explanação teórica, as fonoaudiólogas prepararam líquidos utilizando o espessante para que a equipe de Enfermagem se familiarizasse com o uso do produto.

Detalhes sobre o que é e como se pode evitar a disfagia nos pacientes foram abordados pela equipe de fonoaudiólogas do HEHA

 

Equipes da Enfermagem de cada unidade de internação compareceram para receber as instruções das fonoaudiólogas

 

Preparação de líquidos com espessantes visa a melhor deglutição do paciente evitando engasgos, e por consequência, a broncoaspiração