I SIPAT debate prevenção de acidentes de trabalho no HEHA

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) promoveu na manhã de hoje (15.09), a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), no auditório da instituição. O evento foi aberto a todos os servidores da unidade com o intuito de disseminar os cuidados com a prevenção de acidentes no trabalho.

O início da solenidade foi marcada pela formação da mesa com os representantes da Cipa e da Gerência Geral do HEHA. Thalita Souto, presidente da Cipa do Helvio Auto,  agradeceu a presença de todos e informou que este é apenas o primeiro evento promovido pela Comissão Interna. “A SIPAT marca o início desse trabalho mais próximo de todos, que aos poucos os membros da comissão estão realizando, trazendo à discussão alguns assuntos pertinentes ao nosso dia a dia de trabalho aqui na instituição”, explicou a presidente.

Iran Freitas, engenheiro de Segurança do Trabalho da Uncisal, iniciou a rodada de palestras do dia debatendo sobre todas as atribuições da Cipa, desde seu histórico na Uncisal, objetivo, organização e processo eleitoral. Já a professora Margareth Tavares discorreu sobre Assédio Moral, sua identificação, diferenças e como a vítima deve proceder diante de tais situações.

A professora Alenilza Bezerra tratou da Biossegurança e cuidados para evitar  acidentes com materiais perfurocortantes, conteúdo imprescindível para quem lida diariamente na assistência ao paciente. O fluxo sobre o que se deve fazer após ter sofrido um acidente desse tipo também foi revisado pela professora.

Rita Rebelo, gerente-geral do Hospital Helvio Auto, parabenizou a iniciativa e o trabalho que vem sido desenvolvido pela equipe da Cipa do HEHA. “É de muito valor para nós o que os membros dessa gestão da Cipa estão promovendo, principalmente realizando um evento como este. O compromisso e trabalho desta equipe são reflexos  do olhar diferenciado que temos para a saúde do trabalhador nesta instituição”, concluiu a gerente-geral.

A I SIPAT do Helvio Auto foi encerrada ao som de muita música e alegria com a aula de Zumba ministrada pelo instrutor Gedson Marinho e promovida pelo Setor de Qualidade de Vida no Trabalho do HEHA (SEQVT). A Comissão ainda sorteou brindes entre os servidores durante todo o evento.

 

Mesa de abertura da I SIPAT no Hospital Helvio Auto

 

Iran Freitas, engenheiro de Segurança do Trabalho da Uncisal, iniciou a rodada de palestras do dia debatendo sobre todas as atribuições da Cipa

 

Equipe da Cipa também fez sorteio de brindes

 

Professora Margareth Tavares palestrou sobre assédio moral no ambiente de trabalho

 

 

Professora Alenilza Bezerra tratou da Biossegurança e cuidados para evitar acidentes com materiais perfurocortantes

 

Equipe da Cipa do HEHA, membros da Gerência do HEHA e representantes da Uncisal ao fim do evento

 

Muita zumba e animação como instrutor Gedson Marinho