Hospital Helvio Auto é destaque na I Mostra Estadual das Ações da Política Nacional de Humanização

Um trabalho desenvolvido no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) foi escolhido entre os melhores de todo o estado de Alagoas em Ações da Política Nacional de Humanização (PNH). O trabalho foi apresentado no último dia 23/08, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Maceió no VI Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas.

De autoria da fisioterapeuta e coordenadora de Núcleo de Unidades Assistenciais do Helvio Auto, Vannessa Almeida, e de Cláudia Calixto, assessora da Política Nacional de Humanização no HEHA, o trabalho intitulado: Clínica Ampliada no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto: um olhar sobre a singularidade do sujeito que adoece, correspondeu aos critérios estipulados pela organização da I Mostra Estadual e esteve entre os 12 melhores do estado.

O trabalho, que tem como intuito implantar a Clínica Ampliada na instituição, tem como público-alvo os usuários e a equipe assistencial (profissionais e acadêmicos) do HEHA, que desde o primeiro trimestre de 2017 participa de reuniões semanais para discussão dos casos em duas unidades-piloto. Os encontros têm fortalecido a construção multiprofissional e exercitado o reconhecimento da singularidade dos pacientes mediante discussões caso a caso.

“A prática da Clínica Ampliada por meio das rodas multidisciplinares contribuiu para implementação de uma gestão mais participativa, ampliando o acesso e a qualificação da atenção ao usuário do SUS, bem como a construção de um projeto institucional com trocas solidárias, considerando a singularidade dos sujeitos na complexidade do processo saúde/doença”, concluiu Vannessa Almeida, uma das autoras do trabalho.

As reuniões para implantação da Clínica Ampliada no Hospital Helvio Auto continuam semanalmente contribuindo para a identificação mais precoce das vulnerabilidades dos serviços com reflexos positivos na taxa média de permanência hospitalar dos pacientes, uma vez que as estratégias diagnósticas passam a ser construídas de forma compartilhada.

Vannessa Almeida apresentou trabalho do HEHA escolhido para mostra no VI Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas