Palestra aborda violência contra a mulher e Lei Maria da Penha

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

Seguindo a proposta de explorar temas que vão além dos assuntos técnicos referentes ao trabalho, e trilhando por conteúdos que envolvam e estimulem a cidadania e direitos humanos, o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) ofereceu para os servidores da instituição, uma palestra sobre violência contra a mulher e Lei Maria da Penha, proferida pelo advogado João Paulo Ximenes Machado, nesta terça-feira, (24), no auditório do HEHA.

O advogado João Paulo Ximenes Machado discorreu sobre a Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, a conhecida Lei Maria da Penha,  que aumentou o rigor das punições sobre crimes praticados contra a mulher no Brasil. Geralmente é aplicada sobre crimes domésticos contra homens que agridem fisicamente ou psicologicamente suas companheiras.

Os tipos de crimes praticados contra a mulher foram abordados pelo palestrante, que expôs estatísticas para exemplificar a situação no país e em Alagoas. Os números de assassinatos de mulheres em Alagoas são alarmantes e correspondem a praticamente o dobro da taxa média nacional. No Brasil a taxa média de homicídios para cada 100.000 mulheres é de 4,4 mortes, enquanto em Alagoas este percentual chega a 8,3.

As novas formas de violência contra a mulher e suas microagressões também foram identificadas e discutidas entre as participantes, além dos meios de denunciá-las, caso alguém presencie ou venha a se tornar vítima.

O calendário da Educação Permanente no Hospital Helvio Auto segue na próxima sexta, dia 26/05, com o Programa de Capacitação com a Gestão, com o tema Processo Disciplinar, às 9h, no auditório do HEHA.

Advogado João Paulo Ximenes Machado traçou um panorama dos diversos tipos de violência que acometem as mulheres