HEHA promove oficina sobre saúde reprodutiva e direitos dos usuários

Médica Andreia Rufino, consultora da OMS, ministra palestra para profissionais que trabalham com planejamento familiar

 

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

 

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), em parceria com o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero – ANIS, realizou durante os dias 26 e 27 de abril, oficinas sobre saúde reprodutiva e  garantia dos direitos dos usuários que sofrem com a síndrome congênita causada pelo zika vírus. As oficinas foram destinadas para trabalhadores da saúde e familiares de crianças com microcefalia. No evento também foi apresentada uma cartilha elaborada pela ANIS, Hospital Helvio Auto e Defensoria Pública do Estado sobre o vírus zika e direitos de mulheres e crianças.

A ANIS é uma Organização Não Governamental (ONG), sediada em Brasília, que  desenvolve trabalhos em torno da saúde reprodutiva da mulher em tempos de zika vírus além de defender políticas públicas para proteção social das crianças vítimas da síndrome congênita causada pelo vírus zika e suas cuidadoras.

A médica Andreia Rufino, consultora da Organização Mundial de Saúde (OMS), proferiu palestra tanto para profissionais da Saúde que trabalham com planejamento familiar, quanto para grávidas ou mães de bebês que apresentaram sintomas da síndrome e seus familiares. Em encontros distintos para cada público, foram abordados detalhes sobre direitos reprodutivos e métodos contraceptivos, além da apresentação dos direitos que podem ser exercidos pelos usuários.

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto firmou parceria com a ANIS em 2016 para desenvolver pesquisas sobre microcefalia e zika. Em 2017, além de dar continuidade às pesquisas, estão realizando um trabalho de difusão dos direitos dos usuários acometidos pelas complicações da doença.

“O que a gente percebe no dia a dia é que as famílias reivindicam muita coisa, mas não sabem como reivindicar e nem o que de fato é direito deles. Então este momento está sendo voltado para esclarecimento e sensibilização,  para que eles se empoderem de conhecimento e exerçam seus direitos na totalidade”, explicou a infectologista Mardjane Alves, coordenadora do SAE do Hospital Helvio Auto.

Nas palestras também foi apresentada e distribuída para profissionais e famílias, a cartilha sobre vírus zika e direitos de mulheres e crianças. Uma publicação explicativa, com linguagem acessível, composta por perguntas e respostas a respeito do tema. “Nós desenvolvemos a cartilha em conjunto. O Hospital Helvio Auto ajudou na elaboração e esclarecimento de alguns conceitos para facilitar a linguagem para os nossos usuários. Ela é voltada tanto para profissionais quanto para as famílias”, informou a infectologista Mardjane Alves.

A parceria entre Hospital Escola Dr. Helvio Auto e Instituto ANIS deve seguir nos próximos meses com novos encontros e oficinas, que trarão outras abordagens a respeito da saúde e direito das mulheres.

 

Cartilha sobre vírus Zika e direitos das mulheres e crianças foi distribuída durante evento